terça-feira, 17 de abril de 2012

Renata, a Sereia da Selva.




Este post será dedicado ao BBB12. E mais especificamente para uma figura espontânea e divertida que apareceu aos olhos meus através deste programa.

Primeiro, reporto a minha não compreensão pela estigmatização do programa como um “Reality de baixa categoria”.

É um jogo? É. E possui todos os aspectos de um jogo, sorte, talento, competência e no caso do BBB, principalmente interferência dos “árbitros”.

Tem defeitos? Tem. Vários. Porém uma enorme vantagem sobre todos os outros programas, oferece um manancial de comportamentos humanos, personalidades. Oferece uma visão, ainda que relativa, do padrão ético de seus participantes e principalmente daqueles que votam, ou seja, o público do programa.

Este programa nos oferece “personagens” para serem criticados, muitas vezes sem piedade e além dos limites do bom senso, e julgados. É um programa de julgamento. Os participantes são julgados, votados e punidos com a exclusão do programa.

Enfim, é um programa interessante, ao menos em minha opinião.

Este BBB12 trouxe-me um personagem que não foi quem mais eu admirei na casa, neste caso JM e Jonas, mas quem me encantou, a Renata. Encantou-me pelas suas qualidades de Sereia, seu canto (voz) doce e harmonioso. Encantou-me pela “metade busto de uma Deusa Maia” (Paralamas), e principalmente pelo olhar de piscina, convidando-nos a um mergulho na profundidade de sua alma. Olhos irreverentes, sapecas, convidando-nos a mil travessuras.
Esta doce menina entrou com uma “má-reputação” de ninfomaníaca, espalhada principalmente por um ser abjeto. Má-reputação? Por ser ninfomaníaca? Posso ter 50 anos, mas má reputação para mim é característica de bandidos assassinos e de corruptos.

Deslumbrantemente linda, a mais linda entre todas as representantes femininas que já entraram neste jogo, era alguém a ser observada por estes meus cansados olhos.

O que tinha de bela esta menina compensava em ingenuidade. Juntou-se a um grupo que jamais a apoiou, que a criticou pelas costas, que jamais a levou em consideração ou sequer demonstrou qualquer respeito. Exceção deve ser feita a Ronaldo, que demonstrou carinho e afeto de irmão, afinal fugia das investidas da Renata como o vampiro foge da cruz.

A “princesa” Renata dedicou a este grupo uma fidelidade não merecida (com exceção de Ronaldo e Mayara) e por isto prejudicou o que parecia ser um interesse romântico seu na casa, o “príncipe” Jonas, e principalmente, prejudicou sua permanência na casa, pois foi julgada como Selvagem, afinal se autodenominava como tal.

Dois momentos, porém, marcaram negativamente a passagem desta doce criatura pela casa. O primeiro quando lançou dúvidas sobre a sexualidade de Jonas e o segundo, quando tomada por uma insanidade temporária proporcionou aos seus fãs as cenas românticas mais nauseantes da história do BBB, nos seus enlaces com o Rafael. E muito por causa dito, foi julgada, condenada e expulsa da casa.

Na saída da casa, Renata encontrou o seu grande momento, mostrou dignidade e uma grandeza que só não excedeu a envergadura moral de Jean Massumi e Grazi, exemplos de comportamento ético dentro e fora da casa.

Renata, fora da casa, negou-se a falar mal de quem quer que fosse, mostrou uma compreensão de que o BBB era um jogo que terminava no momento em que se atravessa uma porta. Esta percepção foge a muitos participantes, que fora da casa, continuam jogando, agora para obter atenção da mídia e outras coisas mais.

Por esta atitude, Renata que já tinha a minha “atração” ganhou certa admiração, que poderia ser maior se não negasse o que aconteceu na casa. Poderia apenas responder, e com toda a razão, que o acontecido com ela e qualquer outra pessoa diz respeito apenas a ela e a “essa” outra pessoa. A ninguém mais.

Não irei comentar aqui ataques sofridos por Renata por portadores de peruca de touro, essa citação já é mais do que merecem.

Outro ataque é que me preocupa, é o daqueles que enxergam na Renata um empecilho para realização de sonhos românticos por torcer por casal que não inclui a Sereia.

Sonhar é um direito de todos. Triste é um mundo sem sonhos. Criei estas frases no twitter para exemplificar a minha compreensão com as “Joniques”. E a reafirmo aqui. Sonhar não apenas é um direito, mas um ato belo, que deveria ser inofensivo, que não deveria conter nele, o ato de sonhar, o desejo pelo mal de outro ser humano.

Afinal lembrem-se de uma coisa, sonhos românticos por sonhos românticos, os melhores são aqueles que envolvem a nós mesmos. 

11 comentários:

  1. parabens titus,lindas palavras..bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Perfeito vc conseguiu descrever exatamente o que vejo em renata admiro muito essa jovem cheia de luz própria, humildade e beleza de encher nossos olhos. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Li,observei e absorvi cada palavra,cada estrutura tecida por ti neste texto e realmente conseguiste dizer tudo sobre a passagem de Renatinha no BBB12 com tamanha dignidade e perfeição.No meu sentir,usando de metáforas "sem facas nos dentes ou ramalhetes nas mãos" foi preciso e coerente com os fatos e mais, com as idiossincrasias da alma humana. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Lindo e perfeito! Vc conseguiu mostrar o que muitos dos fas da Renata sente ! E como o jeito de Renata encanta a todos ! ((; Simplesmente adoravel suas palavras e sabias !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto Titus...sábias palavras !! No meu ver, se Renata fosse bem orientada antes de entrar na casa como está sendo depois que saiu,teria evitado muita coisa, pois quis fazer o tipo "liberal", expos sua intimidade, fora oque dizia do Jonas, etc...e a realidade é que a maioria ainda prefere a boa menina, de bons modos, de comportamento digno...Mas acredito sim que está conseguindo mostrar ser outra pessoa, totalmente diferente, e conquistando seu espaço e terá muito sucesso. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom voce escreve muito bem, é bom ver alguem que compreende o que realmente vemos na renata, é duro ver pessoas julgando ela sem ver a execencia dela... muito bom o texto

    ResponderExcluir
  7. Muito bom , vc escreve muito bem porem não gostei dos elogios ao Ronaldo ele se aproveitou da Renata para tentar aparecer desde que Bial começou a dá atenção a ela ,ele disse varias vezes que as câmera seguia a Renata, se fazia de ciumento ,prendia ela ,tirou ela do jogo e fez a caveira do Jonas para ela e logo em seguida mandava beijo para Paty ,mas claro sem a Renata ver e nem Jonas ,tanto que só no paredão dele que Jonas viu que Renata tinha alguém esperando ele fora ,tentou ser esperto mais esqueceu que o público que vota e que tira, falei demais... mas falei o que eu vi rsrsrs beijos e continue nos proporcionando com esses texto lindos.

    ResponderExcluir
  8. Relamente gostei muito do texto, aliais eu sempre gosto de tudo que vc escreve sobre e a Re.

    ResponderExcluir
  9. Oi Titus, como sempre arrasando rs
    Acho tão lindo qdo vc fala da Renatinha, mega emocionada ao ler de suas "qualidades de Sereia, seu canto (voz) doce e harmonioso".
    Renatinha é muito carente de afeto, isso com certeza foi o q a impossibilitou de ir mais longe no BBB. Ela procurou e procurou, e infelizmente, encontrou no ser mais manipulável da edição. Chorei de tanta tristeza e de raiva ao vê-la sendo eliminada por aquilo. Meu afeto por essa participante é tão grande, q não vi sua eliminação até hoje, no dia eu só sabia chorar. Agora, tudo é mto engraçado, ainda vez vendo Renatinha tão feliz, ganhando dinheiro com o q o reconhecimento q o BBB lhe proporcionou. Torcer por essa menina de 22 anos não foi nada fácil, mas me proporcionou emoções fortes, que foram do amor à raiva, da alegria à tristeza. Nunca esqueceria dessa louquinha de olhar fatal!
    Obrigada pelo texto lindo Titus! Beijos
    @insanitudes

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Titus,
    A cada dia fico admirada pela sua forma inteligente de escrever. Nesse texto "Renata a sereia da selva" concordei em 90% do que você descreveu sobre a Renata ;meiga,voz doce e levemente rouca, sua ingenuidade, olhar expressivo, hipnotizante de tal forma que nos inibe. O que mais a admiro e sua postura ao sair da casa e não falar mal de ninguém, não julgar e colocar de forma clara que tudo de ruim, erros e atos impensáveis, ficaram lá dentro. Ela é encantadora! Eu a comparo,a uma pedra preciosa bruta,aguardando um príncipe, que está disposto e determinado a lapidá-la carinhosamente sem pressa e assim torná-la uma joia rara de valor incalculável.Ela está no início de sua trajetória de luz e muito esquecem que ela tem APENAS 22 anos.
    Todas as vezes que a encontro meu carinho e torcida por ela cresce,tenho 52 anos, desejo pra ela e para Jonas (menino de ouro) o que desejo aos meus filhos!
    Obrigada pelas palavras positivas e apoio a Renata e Parabéns pelo lindo texto. Te admiro cada vez mais!Beijos
    Beth Souza -RJ (@bethsouluz)

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber que vc tem a mesma opinião que eu sobre o BBB.
    Por mais q seja sim um jogo, o material humano tá estirado ali pra gente.
    Adoro observar o comportamento humano, seus sentimentos emoções e reações, nada é tão rico. Sou uma apaixonada.
    Fico fascinada com o retorno do programa com a gente, o telespectador. Juízes dessas pessoas normais, cujo crime é estar num açougue televisivo. Não gosto qdo a sentença ultrapassa a Tv. Pra mim acabou BBB. Acabou.
    Adoro Debate Titus, temos a mesma opinião sobre a função de um programa tido como fútil, mas não inútil, e discordamos sobre participantes, melhor naquilo que ela despertou em você e não em mim, e vice versa.
    Não Vi e não vejo essas qualidades que alguns fãs veem na menina Renata, não a acho ruim, gostei dela e por momentos torci por ela, mas para mim existem coisas q me fazem amar ou me afastar de pessoas, seus atos. E alguns atos de Renatinha não foram de admirar. Não falo de fora da casa, antes e nem depois. Analiso, ela como participante, e isso dura o tanto de tempo q ela permanece no BBB.

    Concordo Renata “A Sereia da Selva, definição perfeita.
    As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio. (Kafka)

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.