quarta-feira, 18 de abril de 2012

Galeria de Ídolos – Linus Pauling


Linus Pauling, um exemplo para a Humanidade.




Linus Carl Pauling (1901-1994) era um bioquímico, biólogo molecular, químico quântico, cristalógrafo e pesquisador americano que passeava por áreas acadêmicas distintas como a Medicina, Biologia, Imunologia, Anestesiologia, Bioquímica, Química orgânica e inorgânica, Radioatividade e Psicologia entre outras.

O seu nome marca presença em quase todas as listas de maiores cientistas de todos os tempos, frequentemente no top10 destas listas. Na grande maioria fica atrás apenas para três nomes da Física, Newton, Galilei e Einstein, portanto, na ciência biomédica frequentemente é o primeiro da lista. É considerado juntamente com Albert Einstein como os dois grandes nomes da ciência do século XX.

Entre os inúmeros trabalhos importantes que publicou os mais famosos são: O que descrevia a natureza das ligações químicas que lhe rendeu o prêmio Nobel de Química em 1954; o diagrama de Linus Pauling que mostra a distribuição dos elétrons pela eletrosfera e os trabalhos relativos às estruturas das proteínas pelos quais é considerado um dos pais da Biologia Molecular.

Linus Pauling esteve bem próximo de descrever a estrutura do DNA. Já havia proposto a estrutura helicoidal, porém cometeu alguns equívocos por não dispor da informação de importantes dados científicos obtidos por Rosalind Franklin.

Abro parênteses para falar de Rosalind Franklin, cientista que sofreu uma das maiores injustiças cometidas pelo comitê do prêmio Nobel, ao não recebê-lo. Este prêmio foi concedido a Maurice Wilkins, co-autor do trabalho, mas não a Rosalind Franklin, principal mente por trás dos resultados. Estes resultados permitiram a Watson e Crick passar a frente na corrida para a descoberta da estrutura do DNA por utilizar o material ainda não publicado obtido por Rosalind.

Sobre Linus Pauling, o que foi descrito acima seria o suficiente para colocá-lo na categoria de “Seres Humanos que Admiro”, porém o que o fez entrar na minha “Galeria de Ídolos” foi o seu papel como ativista político, que começou a desempenhar após a 2ª Guerra Mundial.

Ainda na 2ª Guerra rejeitou convite de participar do Projeto Manhattan (que produziu a Bomba Atômica) tendo sido a ele oferecido o cargo de chefe do Departamento de Química.

Após a Guerra juntou-se ao "Emergency Committee of Atomic Scientists" presidido por Albert Einstein. Assinou manifestos, redigiu petições com outros cientistas que mostravam o risco da precipitação da radioatividade contaminando os seres humanos. Declarava-se radicalmente contra os testes atômicos. Em 1958, Linus Pauling e sua esposa apresentaram a ONU um documento assinado por 11 mil cientistas exigindo o fim dos testes nucleares.

Em 1962 tornou-se a primeira pessoa, e até hoje única, a receber dois prêmios Nobel não compartilhados, ao receber o Prêmio Nobel da Paz, sendo descrito como: "Linus Carl Pauling, who ever since 1946 has campaigned ceaselessly, not only against nuclear weapons tests, not only against the spread of these armaments, not only against their very use, but against all warfare as a means of solving international conflicts.", traduzindo: "Linus Carl Pauling, que desde 1946 incessantemente faz campanhas, não apenas contra testes de armas nucleares, não apenas contra a propagação destes armamentos, não apenas contra o seu próprio uso, mas contra todas as guerras como meio de resolução de conflitos internacionais."

Não apenas pela descrição acima, mas também por toda a sua contribuição à ciência é que Linus Pauling não é somente um ídolo meu, mas o maior de todos.





2 comentários:

  1. Boa tarde muito interessante porq precisamos de Homens que busque a Paz em meio a guerra desse mundo com tantas injustiças principalmente combater as armas nucleares não conhecia a historia de Linus Pauling.abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que nossos ídolos falam muito sobre quem somos. Linus Pauling foi um homem especial, este texto é especial, logo...
    Meu nome é Glória, uma fã sua do twitter.

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.