quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Shakespeare e o BBB




A questão da educação na experiência da própria vida é de tamanha importância que jamais poderá ser mensurada. O conhecimento de experiências alheias, porém com o comprometimento pessoal que se dá na leitura de um bom livro pode se tornar bastante útil na vida.

Fernanda, a advogada do BBB, talvez por vício de profissão, está sempre a defender suas amigas no BBB, lembrou-me uma frase de Shakespeare :  "Guarda teu amigo sob a chave de tua própria vida." .

Infelizmente a Fernanda pensa que Andressa é sua amiga, e com isso acaba defendendo quem não merece e o faz por ingenuidade. Se tivesse lido “Hamlet”, talvez por associação, tivesse a experiência necessária para evitar-lhe o desgaste de defender a quem não merece.

Em Hamlet, Polonius diz a seu filho Laerte, de partida para a França, logo no início da peça: “Ainda aqui, Laertes? Para bordo! O vento se acha a tergo de tua vela; já te reclamam. Vai com a minha bênção, e grava na memória estes preceitos: Não dês língua aos teus próprios pensamentos, nem corpo aos que não forem convenientes. Sê lhano, mas evita abastardares-te. O amigo comprovado, prende-o firme no coração com vínculos de ferro, mas a mão não calejes com saudares a todo instante amigos novos. Foge de entrar em briga; mas, brigando, acaso, faze o competidor temer-te sempre. A todos, teu ouvido; a voz, a poucos; ouve opiniões, mas forma juízo próprio. Conforme a bolsa, assim tenhas a roupa: sem fantasia; rica, mas discreta, que o traje às vezes o homem denuncia. Nisso, principalmente, são pichosas as pessoas de classe e prol na França. Não emprestes nem peças emprestado; que emprestar é perder dinheiro e amigo, e o oposto embota o fio à economia. Mas, sobretudo, sê a ti próprio fiel; segue-se disso, como o dia à noite, que a ninguém poderás jamais ser falso. Adeus; que minha bênção tais conselhos faça frutificar”.

Os ensinamentos que temos neste pequeno trecho são de utilidade para a vida inteira, mas se levados para o jogo do BBB, poderia ser a chave para a vitória. Se pertencesse a família de Kamilla e Fernanda, se permitido, seria este trecho de Shakespeare que enviaria na carta do anjo.

Por isso sempre digo aos meus filhos: "Vocês podem ganhar experiência com a vida, e devem fazê-lo. Mas não ignorem os ensinamentos que as grandes obras da literatura são capazes de vos proporcionar".


Um comentário:

  1. Como sempre amigo vc me encantou na sua escrita ,lindo o trecho desse livro!! Gostando muito de Kamilla com Fernanda espero que seja verdadeira a amizade das duas, mesmo num jogo! não sou perfeita mas acho que na amizade tem que ter verdade sinceridade A sinceridade se faz essencial numa amizade parabéns adoro seu blog bjos.

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.