terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Galeria de Ídolos – David Purley




Retornando a Galeria de Ídolos, hoje uma lembrança de quem se tornou meu ídolo por um único gesto. David Purley é um dos heróis da vida real que se tornaram meus ídolos. Herói. Herói pela ação, pelo gesto.

David Purley nasceu na Inglaterra, filho de um empresário, dono de uma fábrica de refrigeradores.  Tornou-se oficial do esquadrão de paraquedistas britânico. Com o apoio da empresa de seu pai entrou no automobilismo e chegou a disputar onze grande prêmios de Fórmula-1, nos anos de 1973, 74 e 77, sem grandes resultados. Porém foi na Fórmula-1 que teve o gesto pelo qual ganhou a George Medal, uma condecoração britânica concedida por “ato de grande bravura”.

Em 1973, época na qual a F-1 não interrompia corridas por conta de acidentes, nem mesmo fatais, ao ver o amigo Roger Williamson preso nas ferragens de seu carro virado de cabeça para baixo, em chamas, Purley saiu de seu carro e atravessou a pista na qual os outros carros passavam em velocidade de corrida e enquanto os fiscais ficavam de braços cruzados, ele sozinho tentava salvar a vida de seu amigo, que ao vê-lo já lhe gritava pelo nome, pedindo socorro. Ao acabar o extintor do próprio carro tentou desesperadamente parar os outros pilotos para pedir ajuda. Ninguém o fez. Roger Williamsom morreu carbonizado. Descrever esta cena me aperta a garganta. Este vídeo no YouTube mostra o que aconteceu:


Em 1977 David Purley sofreu um acidente gravíssimo aonde teve múltiplas fraturas nas pernas, pélvis e costelas. O acidente o colocou no livro Guiness de recordes por sobreviver a maior desaceleração (180 G) não fatal. O acidente também encerrou sua carreira na Fórmula-1.

Morreu oito anos depois, aos quarenta anos, em 1985 em acidente aéreo enquanto pilotava seu avião Pitts Special, próprio para acrobacias.

Sua vida teria passado despercebida por mim, não fosse um único gesto, gesto pelo qual ele entra na minha Galeria de Ídolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.