sábado, 6 de abril de 2013

A Amizade e a Recompensa



O meu filho mais velho poucos anos atrás me fez uma pergunta quando eu parti juntamente com alguns colegas, para um país africano tentando ajudar pessoas que não tinham recursos nem acesso a um atendimento médico decente: “Porque vocês se arriscam tanto, enfrentando perigos por pessoas que não conhecem, sem receber nada em troca, pelo contrário, gastando do próprio bolso, sem o apoio de governos que não querem vocês por lá e principalmente sabendo que a ajuda de vocês não mudam o principal problema que é a extrema pobreza destas pessoas”?

Eu não tive uma resposta clara, porque não havia uma. Como exprimir um sentimento que não pode ser repartido senão pela própria experiência? E foi exatamente isso que respondi: “Quando você for maior de idade, te levarei e você verá com seus olhos qual a imensa recompensa que recebemos por esta ajuda no olhar de quem ajudamos. Não tem como descrever isso, você terá que vivenciar”.

Bem, meu filho ainda não atingiu a maioridade, portanto esta promessa ainda não foi cumprida. Espero estar vivo e saudável para cumpri-la e o farei quando o risco for quase nulo, afinal a falta de senso para a autoproteção é inversa a também falta de senso para a proteção dos filhos, a nós mesmos descuidamos, aos nossos filhos superprotegemos. E não vejo nada de errado nisso.

Porém hoje, tenho algo mais do que simples palavras para dar uma pequena amostra do quanto somos recompensados por nosso trabalho. Tenho dois exemplos. Viajei quase cinco horas para ter acesso a Internet e escrever este texto para meu filho mais velho.

Ontem encerramos a primeira etapa desta viagem itinerante com nossa unidade móvel. E recebi de um velho senhor, líder da comunidade, uma rosa branca e folhas de papel manuscritas. Uma recompensa que me apertou a garganta e fez correr as duas lágrimas que permito saírem dos meus olhos em momentos especiais da minha vida.

Para que se tenha uma dimensão desta recompensa contarei um caso inverso, que tive no início de minha carreira. Ainda no primeiro ano de residência em cirurgia, fui chamado de urgência pelo cirurgião com qual trabalhava desde meu terceiro ano (sexto semestre) do curso de medicina. Um paciente, um rico fazendeiro, chegara em Salvador com alto risco de morte por ter sofrido uma facada e apesar de operado no interior o pâncreas não foi devidamente suturado de forma que o indivíduo sofreu lesões em pingos de vela em consequência ao vazamento. Operamos o fazendeiro, salvamos a vida dele. Quando da alta deste rico fazendeiro, ele pagou ao Hospital privado, porém deu calote na nossa equipe médica.

Ainda como residente, operei casos mais simples, de riscos menores, em pacientes pobres, sem cobrar e alguns destes pacientes algum tempo depois me levavam presentes que eu aceitava apenas quando da insistência dos pacientes para que eles não se sentissem ofendidos. Assim, muitas pessoas humildes mostravam sua gratidão me “presenteando” com quilos de amendoim, milho, feijão, etc... por uma simples cirurgia, quando não tinham obrigação alguma de fazê-lo, enquanto o rico fazendeiro, cujo pagamento era relativamente bem menos significativo em suas posses que os “presentes” dos humildes, este fazendeiro mostrava sua indiferença ao fato de ter sua vida salva por nossa equipe médica nos passando o calote.

Voltando ao velho senhor, líder da comunidade aonde encerramos ontem nossa passagem. A entrega de uma rosa branca é deveras significativa, pois não há jardins nos locais próximos a esta região quase desértica. Ou seja, uma viagem longa precisou ser feita para adquirir aquela rosa. Que tinha de ser branca para ser o complemento perfeito às páginas manuscritas. O que tinha nas páginas é possivelmente o melhor pagamento que já recebi na vida.
Não conhecia o autor, ignorância minha, reconheço, mas quando voltar a Salvador será uma das primeiras coisas que farei: procurar pela obra dele.

O manuscrito:

Extractos de los Versos Sencillos de José Martí.


I
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma.

Y antes de morirme quiero

Echar mis versos del alma.

Yo vengo de todas partes,
Y hacia todas partes voy:
Arte soy entre las artes,
En los montes, monte soy.

Yo sé los nombres extraños
De las yerbas y las flores,
Y de mortales engaños,
Y de sublimes dolores.

Yo he visto en la noche oscura
Llover sobre mi cabeza
Los rayos de lumbre pura
De la divina belleza.

Alas nacer vi en los hombros
De las mujeres hermosas:
Y salir de los escombros,
Volando las mariposas.

He visto vivir a un hombre
Con el puñal al costado,
Sin decir jamás el nombre
De aquélla que lo ha matado.

Rápida como un reflejo,
Dos veces vi el alma, dos:
Cuando murió el pobre viejo,
Cuando ella me dijo adiós.

Temblé una vez -en la reja,
A la entrada de la viña,-
Cuando la bárbara abeja
Picó en la frente a mi niña.

Gocé una vez, de tal suerte
Que gocé cual nunca: cuando
La sentencia de mi muerte
Leyó el alcalde llorando.

Oigo un suspiro, a través
De las tierras y la mar,
Y no es un suspiro. -es
Que mi hijo va a despertar.

Si dicen que del joyero
Tome la joya mejor,
Tomo a un amigo sincero
Y pongo a un lado el amor.

Yo he Visto al águila herida
Volar al azul sereno,
Y morir en su guarida
La víbora del veneno.

Yo sé bien que cuando el mundo
Cede, lívido, al descanso,
Sobre el silencio profundo
Murmura el arroyo manso.

Yo he puesto la mano osada
De horror y júbilo yerta,
Sobre la estrella apagada
Que cayó frente a mi puerta.

Oculto en mi pecho bravo
La pena que me lo hiere:
El hijo de un pueblo esclavo
Vive por él, calla y muere.

Todo es hermoso y constante,
Todo es música y razón,
Y todo, como el diamante,
Antes que luz es carbón.

Yo sé que el necio se entierra
Con gran lujo y con gran llanto,
Y que no hay fruta en la tierra
Como la del camposanto.

Callo, y entiendo, y me quito
La pompa del rimador:
Cuelgo de un árbol marchito
Mi muceta de doctor.

XXXIX
Cultivo una rosa blanca
En julio como en enero,
Para el amigo sincero
Que me da su mano franca.
Y para el cruel que me arranca
El corazón con que vivo,
Cardo ni oruga cultivo;
Cultivo la rosa blanca.

XL
Pinta mi amigo el pintor
Sus angelones dorados,
En nubes arrodillados,
Con soles alrededor.
Pínteme con sus pinceles
Los angelitos medrosos
Que me trajeron, piadosos,
Sus dos ramos de claveles.

XLI
Cuando me vino el honor
De la tierra generosa,
No pensé en Blanca ni en Rosa
Ni en lo grande del favor.
Pensé en el pobre artillero
Que está en la tumba, callado;
Pensé en mi padre, el soldado;
Pensé en mi padre, el obrero.
Cuando llegó la pomposa
Carta, en su noble cubierta,
Pensé en la tumba desierta
No pensé en Blanca ni en Rosa.

XLIV
Tiene el leopardo un abrigo
En su monte seco y pardo:
Yo tengo más que el leopardo
Porque tengo un buen amigo.
Duerme, como en un juguete,
La mushma en su cojinete
De arte del Japón yo digo:
“No hay cojín como un amigo”.
Tiene el conde su abolengo;
Tiene la aurora el mendigo;
Tiene ala el ave: ¡yo tengo
Allá en México un amigo!
Tiene el señor presidente
Un jardín con una fuente,
Y un tesoro en oro y trigo:
Tengo más, tengo un amigo.


O manuscrito terminava assim:

Estos versos y esta rosa son un pequeño regalo para el amigo Dr. Titus y su equipo. Lleve nuestro reconocimiento y nuestro respeto eterno.

Então, meu filho, se um dia eu não puder cumprir a minha promessa de fazê-lo sentir o que significa a gratidão destas pessoas, leia estes versos e saiba que não existe nada mais nobre na vida de alguém do que ser simplesmente um amigo.

7 comentários:

  1. Titus Que lindo chorando aqui de emoção! o gesto mais lindo que ja vi falar, vc merece esse carinho meu querido e sei que seus filhos tem muito orgulho de ter um pai como vc, e eu como um amigo que gosto muito, procurei a traducão do manuscrito encontrei é lindo, Deus esteja com vc;Que os anjos acampem sempre ao seu redor, iluminando sua vida. e sua equipe beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por partilhar connosco esses versos maravilhosos. Altruísmo não é capacidade de qualquer um e por essa sua característica/qualidade eu também lhe agradeço e o admiro cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Titus, não há nada mais lindo e gratificante que fazer o bem e receber um sorriso, um olhar, uma rosa, como esta, tão rara e maravilhosa. Ela representa a gratidão e o amor que você merece. Bom trabalho,saudade. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Lindo , lindo , cheguei a chorar.
    Mais uma vez obrigada Titus por vc compartilhar conosco suas experiências. Vc é um amigo que fiz aqui por conta de assistirmos a um programa em que não admitimos o que se passava com uma pessoa querida que lá estava. E hoje lendo seu post rezo a Deus para que seus filhos possam acompanhar vc algum dia e conhecer mais da vida que nos cerca e do verdadeiro sentido da solidariedade, do que podemos fazer pelo próximo para minorar as injustiças. Vc é um daqueles exemplos que nos faz dizer obrigada por vc existir e nos incentivar sempre para amarmos o nosso próximo, ajudando e defendendo na certeza de que um dia vc eu e muitos venceremos a injustiça, a inveja , a ganancia, a mesquinhez , o preconceito e tantos outros sentimentos que nos rodeiam no nosso dia a dia. Bom Domingo, amigo, (posso chamar assim, não?) pra vc e sua família que com certeza tem um orgulho imenso de vc. Sonia Machado

    ResponderExcluir
  5. Hoje entrei aqui por curiosidade uma vez que tenho seu blog nos meus favoritos, comecei a acompanhar seu blog por causa da Kamilla, por muitas vezes eu sozinha pensar coisas a respeito do acontecia com ela e encontrar em blogs pessoas como vc que via além da tela o que muitos não enxergaram, e foi lendo seus posts que percebi a sua grande sensibilidade de percepção.Gostei muito de ler hoje algo com o que me identifico. Fico feliz sempre que descubro que ainda existem pessoas como vc que valorizam até mesmo um olhar ou um simples sorriso. Tenho certeza que suas experiencias sempre acrescentam a admiração e valores em seus filhos.Deus abençoe sua vida e sua família.(Rosana)

    ResponderExcluir
  6. Titus, te descobri no Twitter defendendo a Kamilla do BBB. E você fazia isso de uma maneira tão apaixonada e ao mesmo tempo com tanta lucidez e poder de argumentação que eu fiquei fascinada e não deixei mais de ler as suas mensagens, pois você encontrava as palavras que muitas vezes a revolta com tanta injustiça não me permitia encontrar.
    E eu passei a ler também os textos lindos que você publica no Blog e, tenho que confessar, até bisbilhotei um pouquinho a sua vida no Google.(rsrsr).
    Quanto a este texto maravilhoso, não sei se estou te dando uma informação nova, mas parte destes Versos Sencillos estão na música Guantanamera, pelo menos na versão interpretada por Celia Cruz. É uma musica bem antiguinha, mas que acho linda...
    Enfim, saiba que passei a ser mais uma admiradora sua, também pelo seu altruísmo no trabalho voluntário e gostaria de saber, se puder responder, se você faz parte do Médicos Sem Fronteiras...
    Não tenho TT, mas quem sabe um dia faço um, só pra me comunicar mais efetivamente com pessoas tão especiais que admiro muito e uma delas é você. Um grande abraço e continue sendo feliz sempre!
    Eunice Carvalho - de Goiânia

    ResponderExcluir
  7. Lindo esse posto titus!! Vx e especial

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.