segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os “Gladiadores” Modernos.




O título deste post é baseado numa declaração do Galvão Bueno de que os atuais lutadores do MMA são os “Gladiadores Modernos”. Frase infeliz. Já seria infeliz no tempo em que UFC era disputa de “vale-tudo” e não este MMA que é uma disputa de “vale-quase nada”.

Começo fazendo uma comparação dos primeiros com os atuais “Ultimate Fights”. Não se usavam luvas, não lembro se usavam vaselina, mas lembro do Royce com seu kimono enfrentando lutadores que batiam com a mão sem luvas, era osso com osso. Valia soco e cotovelada na nuca, joelhada na cara. O Marcos Ruas chegou a mostrar a eficiência de uma boa pisada no pé. Tudo ilegal hoje em dia. Encheram o vale-tudo de regras de pode isso mas não pode aquilo e muito mais que transformaram um evento que mostrava quem era o melhor lutador, no evento que mostra quem é o melhor atleta de luta.

Não estou reclamando, agora se parece mais com um esporte quando antes era pura luta. O “lado negro da força” (Star Wars) em mim preferia e ainda prefere como era antes a ao que é agora, um esporte com regras, que na luta de Anderson Silva podem tem sido quebradas pelo brasileiro.

Primeiro, tenho que dizer que entendo a raiva do Spider com o Chael Sonnen, se eu estava com ódio do americano que ofendia ao Spider e aos brasileiros, quanto mais o Anderson que era “vítima” direta destas ofensas que envolviam até a vida pessoal do Spider. Deprimente para o “esporte” foi a atitude do Chael Sonnen durante este tempo entre as duas lutas que perdeu. Pior ainda foi a permissão da comissão de lutas americana dada para Sonnen poder usar a Testosterona. Liberou o Doping.

Mas também temos que ficar atentos ao fato que o Anderson Silva aceitou a luta e com isso as regras que a organização impõe.

Durante a luta estranhei o fato de Anderson Silva estar “limpando” o rosto da vaselina, afinal não era a vaselina usada para “proteger” o rosto? Depois percebi que a intenção era passar no corpo para dificultar a “pegada” do Sonnen. Já que o UFC é cheio de regras, a pergunta se impõe: Pode Arnaldo? Se não pode foi uma infração das regras. Isto é feio para o “esporte”.  OBS: Pelas regras se fala em excesso de “graxa” no corpo, mas não há especificações. Portanto, aceito que não tenha sido “feio”.
  
Depois disso ainda teve uma segurada no calção pelo Anderson para impedir o recuo do americano enquanto o socava. De novo: Pode Arnaldo? Se não pode foi uma vergonha para o esporte. OBS: Pela regra 15 referente às faltas, a letra R é bem clara, é falta segurar o calção ou as luvas do adversário. Então foi uma atitude vergonhosa, sim.

Outra coisa que não foi comentado, mas eu vi. Anderson segurando a garganta do Chael, ou tentando agarrar, isso é proibido pelas regras.

Os comentaristas americanos na entrevista pós-luta se fixaram na joelhada no corpo, o que eles consideravam ilegal, mas não tinha sido. Provocaram com a pergunta sobre a joelhada “ilegal” várias vezes. A melhor resposta de todas foi a de Chael: “Não sei, eu mesmo sou contra estas regras, não vou ficar reclamando”. Quando perguntaram ao Anderson o Dana White interveio em tom áspero dizendo que a joelhada tinha sido revista e sido considerada legal.

Outro elogio a Chael. É, eu consigo elogiar até mesmo quem eu tenho “nojo”. Mas entendo como honra procurar ser sempre justo, mesmo que não queira. Perguntado sobre a luta o Chael respondeu: “Numa luta, o melhor cara sempre vence, ele foi o melhor cara”. Um gesto nobre deste boquirroto, mas que não tem a minha concordância.

Torci para o Anderson Silva, desprezo o Chael Sonnen e sua boca idiota. Mas vamos aos fatos: 1) O Sonnen estava dopado de testosterona, mas com a permissão, que jamais deveria ter sido dada, de uma comissão de lutas americana; 2) Anderson Silva aceitou lutar nestas condições e aceitou as regras; 3) Nas condições conhecidas por todos, incluindo o doping permitido, portanto, o Chael lutou dentro das regras, não cometeu “faltas”; 4) O Anderson Silva cometeu duas faltas claras, não lutou dentro das regras.

Portanto, sobre a frase de Chael, entendo que o “melhor lutador” venceu, mas infelizmente não o fez de forma honesta.

Para finalizar o post um comentário sobre a infeliz frase de Galvão Bueno quando comparou os lutadores atuais aos gladiadores. Os Gladiadores foram extintos com a queda do Império Romano, mais precisamente durante o período do Imperador Flavius Honorius. Chamar qualquer lutador moderno de gladiador é uma enorme ofensa aqueles que deixaram a vida nas areias das arenas antigas em troca de um sonho de liberdade. 

2 comentários:

  1. Titus eu não sabia que o Sonnen estava dopado!não gosto dos comentarios do Galvão Bueno em esporte nenhum ,tbm os comentarios do Sonnen sobre os brasileiros e sobre o pessoal do Anderson e até da mulher dele,foi muito chato fiquei com raiva do Sonner,mas não justifica fazer imjustiça gosto de luta mas tem que ser limpa,e comparar as lutas dos gladiadores nem tem como,adoro o filme gladiador dos tempos Romanos de lutas em arenas bjus Titus

    ResponderExcluir
  2. Titus, confesso que não sou admiradora ou espectadora desses UFCs, principalmente pelo "espetáculo", mas gosto mto de conhecer visões e opiniões. Afinal, para gostar ou não de algo, precisamos conhecer. Isso justifica meu grande interesse pelo seus textos e sua "visão", me fazem sempre refletir. Bjs

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.