segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pontos de Vista.


Hoje uma foto da atleta de vôlei russa Gamova me levou a uma reflexão sobre os diferentes pontos de vista. Algo absolutamente corriqueiro neste mundo virtualmente socializado.

A fotografia que me refiro foi esta: 



Segundo Ortega y Gasset tudo no mundo está em constante processo de mudança. O movimento é constante. A razão vital dependia não apenas das condições psicológicas e sociais como também físicas. Somente se chega à verdade a partir do ponto de vista de cada um.

Na expressão de Ortega y Gasset, “O homem é o homem e a sua circunstância", a análise do ser humano não pode ser dissociada do que está a sua volta, sejam circunstâncias físicas, psicológicas ou sociais. Até mesmo o “momento” histórico, ou simplesmente a qualidade “temporal” deve ser levada em conta. Estas circunstâncias poderiam ser mais bem entendidas pelos indivíduos através da educação, o que elevaria a importância da condição social, mas não a torna protagonista da compreensão.
  
Nada possui isoladamente importância suficiente. Tudo é importante para o conjunto. Até mesmo o amor.  O amor é uma força motriz da procura. A ciência se beneficia do amor, afinal segundo o filósofo inspirador deste texto, Ortega y Gasset, “O amor vive do pormenor e procede microscopicamente”.

Ora, se a inteligência, as condições sociais, psicológicas e o próprio uso dos sentidos são limitantes do conhecimento e variam de indivíduo para indivíduo, a compreensão da “realidade” passa pela perspectiva deste indivíduo, portanto, como já dizia o filósofo, apesar da verdade não ser relativa, a realidade o é.



Então, considerando a Gamova como a “verdade” a realidade seria relativa ao ponto em que se encontra. Caído ao chão a realidade da Gamova seria a foto acima. Uma pessoa de estatura normal teria uma realidade como a seguir: 


Já uma pessoa mais alta teria esta realidade:



Já a “realidade” a seguir seria representativa de um desejo:


Não tomem esta foto de forma imoral.  Pois ela enseja uma lição ensinada pelo filósofo em questão: “É imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos. Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução.” No caso específico, a educação mais uma vez cresce em importância, aprender a língua russa seria um primeiro passo, mas não seria o suficiente. O físico provavelmente teria importância afinal ela é uma atleta. Também a química, o humor, a cultura, enfim, todos os fatores que influenciam na perspectiva da realidade, no ponto de vista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.