sábado, 28 de julho de 2012

Heroínas Olímpicas – Sarah Menezes.




Ela nasceu mulher em um país machista. Nasceu nordestina e negra em um país que esconde seus preconceitos, mas os tem. Escolheu o judô como esporte. Escolheu logo o mais educativo dos esportes, pois não se enganem, o judô não ensina apenas a lutar, mas a portar-se com Honra e Dignidade.

Ela tinha tudo contra. Sexo, naturalidade, cor, falta de patrocínio, falta de respeito dos dirigentes brasileiros pelo esporte. A seu favor tinha apenas uma coisa. A determinação. A famosa determinação nordestina, a famosa determinação feminina.  E foi a luta, em todos os sentidos. E venceu. Chegou ao lugar mais alto do mundo, aonde apenas os campeões e campeãs olímpicas chegam. E foi ao pódio, representação figurativa do monte Olimpo. E no lugar de direito ouviu o hino nacional, e colocou uma medalha de ouro no nome do Brasil, mas não se enganem, de novo, que esta medalha não é do Brasil, é dela, Sarah Menezes

Na sua determinação, na sua concentração, talvez na ausência do conhecimento, pelo sangue adrenalizado, do que esta medalha representa , não chorou. Mas não se preocupe Sarah. Nós choramos por você. 

Um comentário:

  1. Titus vc como sempre escrevendo lindamente e inteligentemente ! Parabéns amigo e Parabéns a Sarah Menezes... "sambou" na cara de todos que infelizmente são machistas e preconceituosos. Se dedicou, treinou, "lutou" e venceu !!!! beijos

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.