A BBC “elegeu” uma lista de 20 maiores pilotos de
todos os tempos. Não sei quem participa da votação de uma lista como essa, mas
algumas discrepâncias são tão absurdas que dificilmente seriam “especialistas”.
Mitos não são obrigatoriamente os melhores. Gilles Villeneuve, por exemplo,
tornou-se mito pela morte prematura e coragem mostrada nas pistas, mas está
longe de ser um top20. É um mito, porém não foi um piloto “genial”. Façam as
listas, mas coloquem as listas como preferências e especifiquem de quem, não as
coloquem como apuração de fatos, principalmente porque não há critérios para
definição desta escolha a não ser o puramente pessoal. Já fiz minha lista de top10 aqui, mas esta
lista segue a ordem de preferência pessoal.
Sempre fui contra o uso de estatísticas para se
definir o melhor, principalmente quando envolve atletas de épocas diferentes.
Na Fórmula-1 até os anos 90, os carros quebravam muito. Na década de 90 começou
a ter uma predominância do valor do carro sobre o valor do piloto, portanto os
números dos pilotos das melhores equipes foram alavancados
assustadoramente. Porém as estatísticas
descrevem fatos sem “achismo”. Tendo como exemplo Nelson Piquet, meu piloto
favorito, cansei de assistir corridas em que ele era o mais rápido na pista, mas
o carro (Brabham principalmente) quebrava e o deixava na mão. Estas quebras
prejudicaram a sua estatística. Mas ao analisar as escolhas da “tal” lista da
BBC pode-se perceber que os números de Piquet, Brabham, Ascari, Vettel e
Fangio, foram completamente subestimados. Então cedi a estatística e fiz uma
análise dos pilotos campeões e daqueles que tinham no mínimo 5 vitórias na F-1,
num total de 51 pilotos. Foram pontuados gradativamente conforme suas posições
em número de poles, percentual de poles por corrida, seguido do número e
percentual de vitórias e depois do número e percentual de títulos, com cada
categoria tendo um peso, sendo os máximos o número de títulos e percentual de
títulos, afinal o título de campeão é mais importante que a vitória, assim como
a vitória é mais importante que a pole.
O resultado desta estatística foi a seguinte:
P
|
Piloto
|
Título x5
|
% Tít x5
|
Vit x3
|
% Vit x4
|
Pole x1
|
% Pole x2
|
Pontos
|
01
|
J M
Fangio
|
5(02-245p)
|
62,50(01-250p)
|
24(10-123p)
|
46,15(01-200p)
|
29(07-44p)
|
55,77(01-100p)
|
962
|
02
|
M
Schumacher
|
7(01-250p)
|
38,89(04-235p)
|
91(01-150p)
|
29,55(04-188p)
|
68(01-50p)
|
22,08(08-86p)
|
959
|
03
|
S Vettel
|
3(04-235p)
|
60,00(02-245p)
|
28(06-135p)
|
26,42(06-180p)
|
38(03-48p)
|
35,85(05-92p)
|
935
|
04
|
A Senna
|
3(04-235p)
|
30,00(07-220p)
|
41(03-144p)
|
25,31(07-176p)
|
65(02-49p)
|
40,12(04-94p)
|
918
|
05
|
A Prost
|
4(03-240p)
|
30,77(06-225p)
|
51(02-147p)
|
25,25(08-172p)
|
33(04-47p)
|
16,34(12-78p)
|
909
|
06
|
J Stewart
|
3(04-235p)
|
33,33(05-230p)
|
27(07-132p)
|
27,00(05-184p)
|
17(16-35p)
|
17,00(09-84p)
|
900
|
07
|
J Clark
|
2(10-205p)
|
25,00(08-215p)
|
25(08-129p)
|
34,25(03-192p)
|
33(04-47p)
|
45,21(02-98p)
|
886
|
08
|
A Ascari
|
2(10-205p)
|
40,00(03-240p)
|
13(21-90p)
|
39,39(02-196p)
|
14(20-31p)
|
42,42(03-96p)
|
858
|
09
|
N Lauda
|
3(04-235p)
|
25,00(08-215p)
|
25(08-129p)
|
14,12(16-140p)
|
24(10-41p)
|
13,56(19-64p)
|
824
|
10
|
N Piquet
|
3(04-235p)
|
23,08(10-205p)
|
23(11-120p)
|
11,28(18-132p)
|
24(10-41p)
|
11,77(20-62p)
|
795
|
11
|
F Alonso
|
2(10-205p)
|
18,18(12-195p)
|
32(04-141p)
|
15,76(13-152p)
|
22(12-39p)
|
10,84(24-54p)
|
786
|
12
|
L
Hamilton
|
1(16-175p)
|
16,67(15-180p)
|
21(13-114p)
|
18,26(10-164p)
|
27(08-43p)
|
23,48(07-88p)
|
764
|
13
|
M
Hakkinen
|
2(10-205p)
|
18,18(12-195p)
|
20(14-111p)
|
12,12(17-136p)
|
26(09-42p)
|
15,76(14-74p)
|
763
|
14
|
J Brabham
|
3(04-235p)
|
18,75(11-200p)
|
14(18-99p)
|
10,94(20-124p)
|
13(24-27p)
|
10,16(26-50p)
|
735
|
15
|
D Hill
|
1(16-175p)
|
12,50(21-150p)
|
22(12-117p)
|
18,03(11-160p)
|
20(13-38p)
|
16,39(11-80p)
|
720
|
16
|
N Mansell
|
1(16-175p)
|
07,14(32-95p)
|
31(05-138p)
|
16,23(12-156p)
|
32(06-45p)
|
16,75(10-82p)
|
691
|
17
|
J Hunt
|
1(16-175p)
|
16,67(15-180p)
|
10(29-66p)
|
10,75(21-120p)
|
14(20-31p)
|
15,05(15-72p)
|
644
|
18
|
E
Fittipaldi
|
2(10-205p)
|
18,18(12-195p)
|
14(18-99p)
|
09,40(25-104p)
|
6(37-14p)
|
04,03(40-22p)
|
639
|
19
|
K
Raikkonen
|
1(16-175p)
|
10,00(26-125p)
|
20(14-111p)
|
10,99(19-128p)
|
16(17-34p)
|
08,79(27-48p)
|
621
|
20
|
G Hill
|
2(10-205p)
|
11,11(23-140p)
|
14(18-99p)
|
07,82(30-84p)
|
13(24-27p)
|
07,26(32-38p)
|
603
|
21
|
G Farina
|
1(16-175p)
|
16,67(15-180p)
|
5(45-18p)
|
14,71(15-144p)
|
5(42-09p)
|
14,71(16-70p)
|
596
|
22
|
M
Andretti
|
1(16-175p)
|
07,69(30-105p)
|
13(21-90p)
|
09,92(23-112p)
|
18(14-37p)
|
13,74(17-68p)
|
587
|
23
|
J Rindt
|
1(16-175p)
|
14,28(18-165p)
|
6(38-39p)
|
09,67(24-108p)
|
10(32-19p)
|
16,13(13-76p)
|
582
|
24
|
A Jones
|
1(16-175p)
|
11,11(23-140p)
|
12(24-81p)
|
10,26(22-116p)
|
6(37-14p)
|
05,13(36-30p)
|
556
|
25
|
J Villeneuve
|
1(16-175p)
|
09,09(28-115p)
|
11(26-75p)
|
06,67(33-72p)
|
13(24-27p)
|
07,88(30-42p)
|
506
|
26
|
J
Scheckter
|
1(16-175p)
|
12,50(21-150p)
|
10(29-66p)
|
08,85(26-100p)
|
3(46-05p)
|
02,65(48-06p)
|
502
|
27
|
J Button
|
1(16-175p)
|
07,69(30-105p)
|
15(17-102p)
|
06,38(35-64p)
|
8(33-18p)
|
03,40(44-14p)
|
478
|
28
|
P Hill
|
1(16-175p)
|
14,28(18-165p)
|
3(LT-00p)
|
05,88(38-52p)
|
6(37-14p)
|
11,76(21-60p)
|
466
|
29
|
M
Hawthorn
|
1(16-175p)
|
14,28(18-165p)
|
3(LT-00p)
|
06,38(35-64p)
|
4(45-06p)
|
08,51(28-46p)
|
456
|
30
|
J Surtees
|
1(16-175p)
|
09,09(28-115p)
|
6(38-39p)
|
05,31(39-48p)
|
8(33-18p)
|
07,08(33-36p)
|
431
|
31
|
D Hulme
|
1(16-175p)
|
10,00(26-125p)
|
8(34-51p)
|
07,14(32-76p)
|
1(LT-00p)
|
00,89(LT-00p)
|
427
|
32
|
S Moss
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
16(16-105p)
|
23,88(09-168p)
|
16(17-34p)
|
23,88(06-90p)
|
397
|
33
|
K Rosberg
|
1(16-175p)
|
11,11(23-140p)
|
5(45-18p)
|
03,91(44-28p)
|
5(42-09p)
|
03,91(41-20p)
|
390
|
34
|
R
Peterson
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
10(29-66p)
|
08,13(29-88p)
|
14(20-31p)
|
11,38(22-58p)
|
243
|
35
|
T Brooks
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
6(38-39p)
|
15,38(14-148p)
|
3(46-05p)
|
07,69(31-40p)
|
232
|
36
|
J P
Montoya
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
7(36-45p)
|
07,37(31-80p)
|
13(24-27p)
|
13,68(18-66p)
|
218
|
37
|
C
Reutmman
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
12(24-81p)
|
08,22(28-92p)
|
6(37-14p)
|
04,10(39-24p)
|
211
|
38
|
F Massa
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
11(26-75p)
|
06,15(37-56p)
|
15(19-32p)
|
08,38(29-44p)
|
207
|
39
|
J Ickx
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
8(34-51p)
|
06,56(34-68p)
|
13(24-27p)
|
10,66(25-52p)
|
198
|
40
|
D Coulthard
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
13(21-90p)
|
05,26(40-44p)
|
12(29-22p)
|
04,86(37-28p)
|
184
|
41
|
R Arnoux
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
7(36-45p)
|
04,24(43-32p)
|
18(14-37p)
|
10,90(23-56p)
|
170
|
42
|
G Berger
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
10(29-66p)
|
04,76(41-40p)
|
12(29-22p)
|
05,71(34-34p)
|
162
|
43
|
R
Barrichello
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
11(26-75p)
|
03,37(46-20p)
|
14(20-31p)
|
04,29(38-26p)
|
152
|
44
|
G
Villeneuve
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
6(38-39p)
|
08,82(27-96p)
|
2(48-03p)
|
02,94(47-08p)
|
146
|
45
|
M Webber
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
9(33-54p)
|
04,43(42-36p)
|
11(31-20p)
|
05,42(35-32p)
|
142
|
46
|
J Laffite
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
6(38-39p)
|
03,33(47-16p)
|
7(36-15p)
|
03,89(42-18p)
|
88
|
47
|
R Schumacher
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
6(38-39p)
|
03,30(48-12p)
|
6(37-14p)
|
03,30(45-12p)
|
77
|
48
|
C
Regazzoni
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
5(45-18p)
|
03,60(45-24p)
|
5(42-09p)
|
03,60(43-16p)
|
67
|
49
|
R Patrese
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
6(38-39p)
|
02,33(LT-00p)
|
8(33-18p)
|
03,11(46-10p)
|
67
|
50
|
J Watson
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
5(45-18p)
|
03,25(49-08p)
|
2(48-03p)
|
01,30(49-04p)
|
33
|
51
|
M
Alboreto
|
0(LT-00p)
|
(LT-00p)
|
5(45-18p)
|
02,33(LT-00p)
|
2(48-03p)
|
00,93(50-02p)
|
23
|
Olhando os resultados vê-se que apesar de se dar mais
importância ao título, as vitórias, poles e seus percentuais também foram
significativos. Assim Fangio com 5 títulos ficou na frente de Schumacher com 7
títulos, devido aos mais elevados percentuais da categoria. Os tricampeões
Vettel, a surpresa da lista, e Senna ficaram na frente do Tetra Prost, assim
como bicampeões ficaram a frente de tricampeões. Apesar do resultado desta
estatística montada por mim ter resultados que não seriam minha escolha pessoal
achei que ela foi representativa e com uma vantagem, não tem “achismo”, é pura
análise das variáveis títulos, vitórias e poles e seus percentuais, graduados
em importância relativa.
Fiz também uma comparação entre a lista da BBC e o
resultado da estatística e a minha opinião que tem Nuvolari, sem estatísticas
porque correu antes da F-1 ser “oficializada”. Tirem as conclusões.
Piloto
|
BBC
|
Estatística.
|
Minha Opinião
|
Kimi Raikkonen
|
NL
|
19
|
12
|
Tazio Nuvolari
|
NL
|
NL
|
6
|
Jochen Rindt
|
20
|
23
|
17
|
Graham Hill
|
19
|
20
|
16
|
Jack Brabham
|
18
|
14
|
9
|
Emerson Fittipaldi
|
17
|
18
|
10
|
Nelson Piquet
|
16
|
10
|
4
|
Lewis Hamilton
|
15
|
12
|
15
|
Mika Hakkinen
|
14
|
13
|
NL
|
Nigel Mansell
|
13
|
16
|
19
|
Gilles Villeneuve
|
12
|
44
|
NL
|
Alberto Ascari
|
11
|
8
|
13
|
Fernando Alonso
|
10
|
11
|
18
|
Niki Lauda
|
9
|
9
|
8
|
Sebastian Vettel
|
8
|
3
|
14
|
Jackie Stewart
|
7
|
6
|
11
|
Stirling Moss
|
6
|
32
|
20
|
Alain Prost
|
5
|
5
|
5
|
Michael Schumacher
|
4
|
2
|
7
|
Jim Clark
|
3
|
7
|
3
|
Juan Manuel Fangio
|
2
|
1
|
1
|
Ayrton Senna
|
1
|
4
|
2
|
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