terça-feira, 19 de março de 2013

Kamilla e o Tapete de Vagalumes.



Vinte e poucos anos atrás sofri uma desilusão amorosa que me levou ao estado de depressão. Minha irmã, para tentar me animar levou-me para sua fazenda no interior da Bahia para passar o feriadão do São João. Sem nenhuma animação e cansado de escrever trocentas poesias patéticas e desenhar trocentos ângulos da minha “alma gêmea” resolvi aceitar.

Em um final de tarde, perto do por do sol, estávamos eu, minha irmã e seu marido, meus sobrinhos e suas namoradas sentados na frente da sede da fazenda olhando para a montanha do outro lado, cheia de árvores. De repente algumas luzes foram se acendendo e apagando. Em poucos minutos se formou uma gigantesca esteira de vagalumes pairando sobre as árvores como um tapete voador de luzes pisca-pisca.  O tapete começou a descer a montanha, vindo em nossa direção em um espetáculo dos mais belos que já assisti na vida. E tudo o que pude pensar foi: “Que pena que ela não está aqui comigo para ver isso”. Aquele momento de beleza lírica perdia-se na minha depressão. Que desperdício.

Poucos dias depois de eu ter voltado do São João no interior da Bahia, recebi um convite para fazer uma pós-graduação no Rio de Janeiro, aonde vivi os próximos anos e os mais felizes da minha vida. Em menos de uma semana a natureza me brindou com um espetáculo visual (que apesar de não ter aproveitado no instante que se dera, graças a excelente memória visual que tenho, consegui guardar toda a beleza daquele momento) e recebi um brinde do universo, na forma de um convite, que aceitei para deixar de pensar no amor perdido, mas que terminou por me fazer encontrar os melhores anos de minha vida.

Por que me lembro disto agora? Porque estes dias tive uma grande decepção, não amorosa, mas social, ao perceber o quanto cruéis podem ser as pessoas com alguém tão cheia de qualidades apenas porque esta pessoa tem pequenos defeitos que são aceitos, por estas mesmas pessoas capazes de tanto ódio, em suas relações cotidianas. O que fizeram com Kamilla neste BBB realmente me abalou.

O que o tapete de vagalumes tem a ver com isso? Ora, eu NÃO acredito em coincidências, acredito em destino, não no destino programado, mas no realizado pelo dia a dia. Após ter associado a visão do tapete de vagalumes ao universo me oferecendo a possibilidade de ser feliz, toda vez que algo me abala, eu apenas sento, REVIVO a sensação de ver o tapete voador de vagalumes se formando, descendo a montanha e apenas espero. Espero que o Universo novamente conspire para me trazer um momento de felicidade compensatória. E o Universo traz, sempre traz.

Então, abalado pela covardia das pessoas contra esta menina que é capaz de andar no arco-íris procurando seu pote de tesouro que não é preenchido de moedas, mas de felicidade, parei, sentei, REVIVI o meu tapete voador de vagalumes e agora estou à espera. Da compensação do Universo.

16 comentários:

  1. Adorei, lindo demais, poeta das Galaxias chorei muita emoção, acredito sim q vc foi inspirado pelo amor divino.. bjos no coração .. Silvia

    ResponderExcluir
  2. Porque será que não existe um texto seu que eu consiga acabar de ler sem aquela sensação de nó na garganta? Já li e reli e reli. Não porque tenha tido qualquer dificuldade de compreensão, mas porque é uma história maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto! Senti muito nesse BBB a perda do Eliéser e da Kamilla, duas almas carismáticas cheias de humor independente das intempéries. Os dois foram expulsos pelo brilho próprio, cada um com suas características marcantes tanto assim que foram alvo da casa e das torcidas que atrapalharam e nós espectadores perdemos.
    Essa visão poética dos vagalumes em algum momento eles já tiveram e o universo já está respondendo com muitos frutos, frutos esses que nós fazemos parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, como o carisma e este brilho incomoda, como felicidade mesmo infantil ofusca e conquista corações que ainda se permitem sonhar e amar!! Kamilla e Eliéser sempre serão os protagonistas deste BBB13 e como nos divertiram e nos fizeram CRAZY nos momentos que estiveram lá naquela casa e agora lindos juntos aqui fora!! Amei o texto TITUS!! Bjo

      Excluir
  4. é amigo, vc sabe como ninguém nos levar nesses seus textos a ver o mesmo Tapete de Vagalumes. Obrigada por nos brindar com tantas coisas lindas e q nos dão a certeza da compensação do Universo. É nisso q acredito, logo ali na frente teremos a certeza q tudo valeu a pena e q teremos dias melhores para todos nós... bj

    ResponderExcluir
  5. Nossa Titus, você se supera a cada texto.
    Meus parabéns, suas palavras transbordam verdade e sensibilidade.
    Me comoveram de verdade. É bom saber que eu partilho do mesmo ponto de vista que você, me sinto privilegiada mesmo.

    O lado bom disso tudo é que a nossa MUSA, estará rodeada apenas daqueles que lhe querem bem, e é isso que basta.
    Felicidade para ti, meu rei. Beijossss

    @_JustLola

    ResponderExcluir
  6. Nesse momento, você me remete a minha infância... onde esperava escurecer e corria atras desses bichinhos...prendia alguns em potes. Sou tão apaixonada por vagalumes e borboletas que tatuei varias borboletas em meu corpo... São coisas que trazem a lembrança de uma infância feliz... Infância agitada... Infância de uma menina hiperativa, vem daí minha identificação e carinho por Kamilla... Já senti na pele o q a vi passar em rede nacional...
    Beijos
    @paulinharteira

    ResponderExcluir
  7. Comigo, não foi muito diferente. Kamilla me lembra, com seu jeito peculiar, uma amiga que partiu dessa existência.

    Essa reminiscência, fez com que eu me sentisse ligada a ela, de forma incompreensível.

    Chorei muito com a saída de Kamilla.
    Chorei, por não mais ter o prazer de privar de sua convivência, todo o tempo.
    Chorei, por sentir estar perdendo uma amiga, novamente.
    Chorei, ao vê-la incompreendida e, por esse motivo, ser hostilizada covardemente, por essa gente pouca.
    E, por fim, chorei ao constatar, que o mundo em que vivemos, está muito distante dos trilhos da evolução.

    Kamilla é gente muita, e gente assim, nós não encontramos todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que lindo texto! Você consegui descrever milhares de pessoas que sente-se assim como você! Quanto julgamento cruel fazemos de pessoas que são apenas diferente em suas maneiras de agir!! obrigada por me ajudar a refletir sobre a intolerância!

    ResponderExcluir
  9. TITUS Vc não imagina como nos emocionou eu e Beth estamos lendo juntas, eu visualizei esse seu tapete de vagalume e me deu Paz e muita alegria, Beth disse que se viu no meio desse tapete, e sua pele estava colorida como glitter,obrigado por nos tirar da realidade e sonhar um pouco com seus poemas beijos amigo.

    ResponderExcluir
  10. Lindo e sensível,seu texto comove.Também eu me impressiono muito com o quanto as pessoas conseguem ser más nestas torcidas de BBB ou nos comentários na internet, de forma geral.Acho que a infelicidade anda fazendo ninho nos corações e mentes.E sem a epifania de um tapete de vagalumes pra salvá-las.
    Neli

    ResponderExcluir
  11. Caro Escritor Poeta,

    Sempre venho aqui me confortar, dessa perda (menina muleca) que me fez rir e chorar, nesse BBB........que bom saber que outros sente o mesmo que eu.........Amar Kamilla nos faz tao bem!!!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo,lindo e lindo. Queria ser inteligente como você!!!

    ResponderExcluir
  13. Lindo demais,que emoção.Sinto tudo isto que escreveu de Kamilla,só gostaria que muito mais pessoas lessem também.
    Se eu tivesse twitter espalharia principalmente para os participantes culpados por isto pra deixarem de ser tão egoistas. Para os donos do programa,apresentador que adora falar bonito mas quando não gosta maltrata fundo,editor que é capaz de mudar o rumo da vida de um ser humano para que talvez não tornassem a repetir este pecado. Fiquei triste quando entrei no twitter de Kamilla,aliás onde vi seu link,e logo li a torcida dela pela Fernanda,mesmo não assistindo mais e nem gostando de nenhum que lá está,acho que ela deveria ter se mantido neutra. Kamilla foi vaiada no Faustão só por não ter colocado a Fê como 1ª opção a ganhar.Foi criticada pela mãe e pelos fãs da Fê.Assim pessoas como Fê,riquinhas,super egoista[eu conheço a fama dela em BH]e acostumada a pisar em cima quando sente que pode perder não vai aprender nunca na vida,pois sabe fazer a cabeça das pessoas como tem feito no BBB e ainda vai gozar muito da cara de Kamilla.
    Bial fala da Fê como se fosse mesmo uma princesa,tão inteligente e fingindo não ver o jôgo sujo dela. Fala bonito pra quem ele gosta mas não teve um consolo pra menina que tava sozinha perdida no meio de cobras e que ia deixar seu sonho pra trás.
    Desculpe o desabafo. Boa tarde e Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. IMPOSSÍVEL não se emocionar com esse texto! chorei com as injustiças...com o grito do Bial...no dia da eliminação GRITEI."Vem ser feliz aqui fora Kamilla, Você não merece passar por isso,o mundo te espera de braços aberto". Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Lindo texto! Um consolo para a tristeza que foi ver Kamilla sair do BBB. Sabe aquilo que vc vê e acha que todo mundo devia ver também? Como não viram Kamilla??? Como não perceberam a preciosidade que é essa menina? Como votaram para ela sair??? Não consigo me conformar, e doi não poder ter feito nada, não ter votado mais que aqueles que elegem esses políticos safados que só me fazem sentir vergonha do governo brasileiro e de sua política imoral. Kamilla é muito boa para perceberem o seu valor e o povo brasileiro não sabe distinguir quem é bom. Essa gente, que eu chamo de 68%, não sabe reconhecer o ser humano que se mostra SER, que não se diz mas se escancara HUMANO, sem reservas. Isso, incomoda muita gente. AMO Kamilla! Ela foi a protagonista desse BBB que só comecei assistir quando ela entrou e parei de assistir e votar quando ela saiu. O que ficou na casa foi aquilo que o Brasil gosta de ver, hipocrisia. Não tenho dúvida de Kamilla vai continuar brilhando, muito! Como o seu belo, mágico e poético tapete de vagalumes. O universo sabe quem é Kamilla.

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.