sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Leve um, pague três.


Já venho escrevendo no twitter há algum tempo o quanto o consumidor brasileiro é desrespeitado pelas indústrias automobilísticas, pelas importadoras e pelo governo brasileiro, que também leva uma grande fatia deste roubo que se chama comprar um carro importado, ou mesmo nacional.

Somos roubados no preço dos carros nacionais, apesar de não haver uma indústria nacional de automóvel, vou chamar de carros nacionais aqueles que são produzidos no país, pelas fábricas. Modelos semelhantes custam menos nos Estados Unidos e nos países da Europa e nestes já saem de fábrica muito mais equipados. É só olhar o que é item de série nestes países e que aqui são opcionais que encarecem ainda mais. A expressão “ainda mais” é importante, porque no Brasil os modelos são mais caros mesmo não tendo estes itens que em outros países já saem da fábrica.

Mas o grande abuso dá-se nos importados. Aproveitando-se da melhor qualidade destes carros fabricados lá fora, os importadores, junto com o governo, acharam uma fonte riquíssima aonde podem e metem a mão com uma ganância que só a alta tolerância, que pode e deve também ser vista como imbecilidade do brasileiro, permite.

Aquele mesmo brasileiro, que é inteligente o suficiente para sobressair-se em seus negócios e adquirir bens de consumo luxuosos, é imbecil o suficiente para pagar um preço promocional baseado na inversão dos valores. Leve um e pague três.

Vou dar exemplos com marcas diferentes. Vou usar o consumidor americano como exemplo por que nos Estados Unidos os modelos de carros usados também são importados e comparar os preços de marcas europeias e asiáticas como exemplo. Vou usar as italianas Ferrari e Lamborghini, as alemãs Mercedes, Audi e BMW, as inglesas Jaguar e Aston Martin e a japonesa Lexus, divisão de Luxo da Toyota.

Os preços são os fornecidos pelos sites da FIPE (Setembro) no caso dos preços no Brasil, a exceção do Aston Martin que será o preço de tabela. Os preços americanos pelo site da Yahoo.

A cotação será de 1 US$ (dólar) = 2 R$ (2 reais).

A diferença será calculada no valor em reais, em quantidade de carros que poderia comprar nos Estados Unidos pagando o mesmo valor.

Os modelos serão:


Ferrari FF F1 6.3 V12 660cv
Estados Unidos: U$ 295.000,00 ou R$ 590.000,00
Brasil: R$ 2.800.000,00
Diferença:  4,8 (Leve 1 e pague 5)


Lamborghini AVENTADOR LP 700-4
Estados Unidos: U$ 376.000,00 ou R$ 752.000,00
Brasil: R$ 2.850.000,00
Diferença: 3,8 (Leve 1 e pague 4)


Mercedes S-63 AMG 5.5 V8 BI-TURBO Modelo 2012 (O modelo 2013 está disponível no mercado americano, mas não consta na FIPE, logo o modelo comparado será o 2012).
Estados Unidos: U$ 139.300,00 ou R$ 278.600,00
Brasil: R$ 780.200,00
Diferença: 2,8 (Leve 1 e pague 3)


Audi A8 6.3 W12 48V 500cv Quattro Tiptronic Modelo 2012 (O modelo 2013 está disponível no mercado americano, mas não consta na FIPE, logo o modelo comparado será o 2012).
Estados Unidos: U$ 133.500,00 ou R$ 267.000,00
Brasil: R$ 742.150,00
Diferença: 2,8 (Leve 1 e pague 3)




BMW 760iL 6.0 V12 445cv/544cv
Estados Unidos: U$ 137.300,00 ou R$ 274.600,00
Brasil: R$ 519.375,00
Diferença: 1,9 (Leve 1 e pague 2) Usei este modelo da BMW pois foi a menor diferença em termos de quantidade de carros que encontrei e ainda assim aqui no Brasil se paga o dobro.


Lexus LS-460L 4.6 V8 Modelo 2012 (O modelo 2013 está disponível no mercado americano, mas não consta na FIPE, logo o modelo comparado será o 2012).
Estados Unidos: U$ 75.480,00 ou R$ 150.960,00
Brasil: R$ 615.000,00
Diferença: 4,1 (Leve 1 e pague 4)


Jaguar XJ Supercharger 5.0 V8 32V 510 Aut. Modelo 2012 (O modelo 2013 está disponível no mercado americano, mas não consta na FIPE, logo o modelo comparado será o 2012).
Estados Unidos: U$ 88.600,00 ou R$ 177.200,00
Brasil: R$ 660.310,00
Diferença: 3,7 (Leve 1 e pague 4)


Aston Martin Rapide (O carro dos sonhos)
Estados Unidos: U$ 207.895,00 ou R$ 415.790,00
Brasil: R$ 960.000,00 (Preço de tabela)
Diferença: 2,3 (Leve 1 e pague 2)

Esses números são a prova de como o consumidor brasileiro é desrespeitado pela indústria automobilística e pelo governo. O consumidor brasileiro só não pode dizer que é trapaceado porque se faz de otário quando aceita pagar esses valores sem pressionar o governo e a indústria automobilística a oferecerem preços mais justos ou simplesmente preços honestos.








Um comentário:

  1. O Brasil só ai melhorar o dia que acontecer a 3ª Guerra Mundial e a humanidade ser 100% dizimada. Ai, talvez, quando surgir novos humanóides o Brasil tome rumo.

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