sábado, 18 de agosto de 2012

Nelson Piquet – Uma vida, um mito.




Com um dia de atraso, dou meu parabéns ao meu maior ídolo esportivo, Nelson Piquet. Ontem “O Cara” fez 60 anos. Para se ter uma ideia do tamanho de minha admiração por este ser humano único, apenas 3 pessoas no mundo inteiro me despertam o desejo de escrever uma biografia sobre eles. Em primeiro lugar está a minha Deusa Dementieva, claro. Em seguida o ator Cary Grant e o piloto amante de carros Nelson Piquet. Como para escrever uma biografia decente precisa de muito tempo de pesquisa, este é um desejo que será realizado apenas após a minha aposentadoria.

Piquet foi o último de uma rara linhagem de pilotos, que teve seu representante máximo em Jack Brabham, a linhagem dos pilotos que amavam e entendiam os carros em cada célula do corpo desta máquina, na minha opinião, a maior invenção humana. Não funciona apenas como meio de transporte, mas principalmente por suas formas, muito atraentes, alguns repulsivos. Os carros, como os Aston Martins e Lamborghinis podem ser de uma beleza sem igual, ou de uma feiura como o Porsche Panamera, mas mesmo estes feios vem com um coração cujo som é comparável as músicas de Bach, Beethoven e Mozart para os meus ouvidos. Existe som mais bonito que o de um motor V8 ou V12?

Voltando ao Piquet, como não admirar um homem que fez o seu caminho no automobilismo? Vivendo e dormindo com seus carros de corrida, fazendo sacrifícios para realizar o sonho de correr, sendo que para o próprio Piquet nada do que ele fez se assemelhasse a um sacrifício tanto era o seu amor pelas corridas e pelos carros, amor mantido até os dias de hoje com sua coleção de automóveis.

Há tanto o que falar sobre o Piquet, que apenas uma biografia seria capaz de dar conta, então resumirei a duas declarações sobre ele que li ontem. A primeira de Flávio Gomes, outro amante de automóveis, que em uma frase, com a qual concordo 110% em todos os aspectos, resumiu o que sinto por Piquet como piloto: “Piquet pode não ter sido o melhor, nem o mais importante piloto brasileiro. Mas foi, certamente, o mais interessante. E na minha escala de valores, muito particular, interessante vem na frente de importante e de melhor. E nessa mesma escala de valores, bastante particular, Emerson foi o mais importante e Senna, o melhor”.

A outra declaração foi dada por Gerard Berger ao jornalista Livio Oricchio: “Nelson tem sete filhos de três casamentos e pelo que me parece dois nasceram num curto espaço de tempo de duas mães distintas. Acusem o Nelson do que quiser quanto a ser namorador. Mas é o cara mais responsável com os filhos que já conheci. Nelson me lembra as galinhas, que gostam de ter todos os pintinhos debaixo das suas asas”.

Por conta desta frase coloquei a foto que acompanha o texto, publicada ontem pelo filho Nelson Piquet Jr.

Pelo piloto, pelo ser humano, pelo pai é que desejo a Nelson Piquet pelo menos uns outros 30 anos de vida bem vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.