quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Injustiça histórica.


Quando se fala nas Olimpíadas do México, mais do que as vitórias dos atletas, a história mais contada é sobre um gesto. Este gesto:



Segundo dois dos seus autores, Tommy Smith e John Carlos, medalhas de ouro e de bronze nos 200 metros, ao contrário do que se pensa, o gesto não foi apenas o de afirmação do poder da raça negra, o Black Power, representado nos braços levantados com os punhos cerrados vestidos com luvas pretas, mas também um gesto contra as injustiças sociais, sobre a pobreza representada nos pés descalços, mas principalmente na luta pelos direitos humanos representados no adesivo que colaram nos seus uniformes, este distintivo abaixo:




Antes do pódio, Tommy Smith e John Carlos conversaram com o medalha de prata, o australiano Peter Norman sobre a atitude que iriam tomar no pódio. Norman não apenas sugeriu aos dois atletas americanos que eles dividissem as luvas que pertenciam a John Carlos como também pediu um adesivo para usar ele mesmo. E usou como bem mostra a foto a seguir:


O gesto de braços opostos levantados, cada um com uma luva, foi idealizado pelo Norman. O uso do adesivo provocou o banimento de Norman por dois anos das pistas. A mídia Australiana, propositadamente o levou ao ostracismo no seu próprio país, que deveria ter orgulho pelo atleta vencedor da medalha de prata olímpica e do ser humano extraordinário que se juntou a luta pelos direitos humanos.

O tempo foi pródigo em homenagear os dois panteras negras, que se tornaram heróis e receberam diversas homenagens. O mesmo tempo, no entanto, relegou a Peter Norman o esquecimento.

Entre muitas homenagens recebidas pelos heróis americanos está uma escultura do pódio. Nesta escultura porém, fica patente a injustiça feita a Peter Norman. Eis a foto:


Por uma questão de justiça histórica, é imperativo, que não apenas a estátua seja revista, mas também a própria história. De um australiano branco, cujo papel numa imagem icônica não deve ser apagado, mas lembrado, com toda a honra que o atleta, homem, Peter Norman merece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.