sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Volta de Uma Paixão.


Diante de tantos desafios enfrentados nestes últimos anos, achei que minha paixão pelo futebol havia acabado.

Veio esta Copa do Mundo de futebol e o pouco interesse no destino da seleção parecia confirmar o fim desta paixão.

Hoje à noite, porém, o Canal Brasil passou o documentário “Bahia, minha vida” sobre o time tricolor. Revi parte do time campeão do Brasil de 1959. É, campeão do Brasil porque só havia um torneio nacional, a Taça Brasil que reunia os campeões estaduais. O Bahia venceu o Vasco nas semifinais e o poderoso Santos de Pelé na final.
Não revi porque era vivo na época. Ainda não tinha nascido, mas porque conhecia as “figurinhas” do time do Bahia, principalmente o Nadinho, goleiro, que era professor do Colégio Marista e me chamava de “meu beque”.  Certamente porque eu tinha uma regra básica, passava a bola ou o jogador, nunca os dois. Mas como gostava de sair da defesa para o ataque aonde fazia muitos gols, ele escalou-me de centroavante, posição que não mais larguei. Revendo estes ídolos da minha infância foram aparecendo os primeiros apertos na garganta.

Com depoimento do grande Evaristo de Macêdo, revivi as emoções do título de 1988. Mais apertos.

Vêm os depoimentos da torcida, quando um rapaz contou a história de ter tirado o pai desenganado do hospital para ver seu último jogo do Bahia. Pai este que o havia levado para ver seu primeiro jogo.

Por fim, o documentário fala da união da torcida com o time e a sua volta a 1ª divisão, com um depoimento emocionante do jornalista do SporTV Marcelo Barreto.

Enfim, uma sucessão de nós na garganta. Quando na passagem dos letreiros pude perceber algo mais que aquela emoção de lágrimas contidas. Ouvi um som bastante distinto:
Tum-dum. Tum-dum. Tum-dum.

Meu coração batia com uma paixão que achei perdida. Ele continuava a bater:
Ba-dum. Ba-dum. Ba-dum.
Ba-êa. Ba-êa. Ba-êa.

A paixão não estava perdida. Estava esquecida, em algum canto, a espera de um documentário para voltar.

Obrigado Canal Brasil.

Um comentário:

  1. Ahhh Titus, que bom que você voltou a sentir paixão pelo seu Baêa, estava esquecida em um dos seus dez corações... ;)

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.