segunda-feira, 29 de julho de 2013

Teflonso.


Outro dia li este apelido do Fernando Alonso. Teflonso. Bem apropriado para aquele que teve o maior lucro dos dois maiores escândalos da era moderna da F-1 sem que estes escândalos grudassem nele, como deveria. O homem é feito de Teflon, da melhor qualidade. E só poderia, afinal o cabra é patrocinado por gigantes da economia.

O cara fez o ambiente da McLaren o pior possível pois não dava conta do Hamilton só com o talento. E aí surgiu a denúncia da espionagem contra a Ferrari. Quem se beneficiava? Os pilotos da McLaren (Alonso e Hamilton). Foi atingido? Não.

Na Renault impôs um carro pior ao Nelsinho, sempre desatualizado, e foi por isso que a Renault deve ter tido que pagar uma fortuna aos Piquets, pois no contrato de desempenho comparativo com Alonso, as condições (carros) teriam que ser as mesmas e nunca foram. Não satisfeito, para que Alonso vencesse uma corrida (sua única vitória neste ano) Nelsinho foi obrigado (É. Existe bulying na Fórmula-1) a bater no muro em Cingapura logo após Alonso ter parado para um pit-stop espantosamente prematuro. Mais uma vez um escândalo onde ele lucrava, mais uma vez saiu incólume.

No entanto, não são estes os motivos deste post mas os jogos mentais do Alonso. Na McLaren, Alonso cobrava ser primeiro piloto, na Renault contou com seu comparsa e padrinho na vida fora da F-1, Briatore, para impor a Nelsinho um carro sempre defasado. Na Ferrari bastou um pedido no rádio e um “Fernando is faster than you” para colocar ordem na casa. Mas estes joguinhos não tem surtido o efeito que ele desejava, pois nem a Renault, nem a Ferrari foram dominantes na era Alonso e por isso um jejum de títulos.

Agora vem um novo movimento, uma possibilidade de mudança para a Red Bull já no ano que vem. Ora, para mim parece simples. Fernando sentiu a necessidade de aproveitar a Silly Season para fazer um dos seus jogos mentais. Mandou seu empresário conversar com a RBR e jogou a notícia para um jornal alemão divulgar. Assim mexe com a cabeça de seus dois adversários diretos. Essa possibilidade joga açúcar no tanque de gasolina da negociação Kimi e Red Bull e mexe com a cabeça de Vettel que pode raciocinar esta negociação como uma incerteza da Red Bull em relação ao seu talento de piloto. Não acredito que Vettel seja imaturo a este ponto, apesar do comportamento infantil do alemão quando Kimi não o deixou passar na Hungria. Vettel se comportou como criança mimada reclamando de uma manobra normal do finlandês. Quanto ao Kimi, novamente Alonso tenta melar a relação de Kimi com uma equipe, talvez desejando que este permaneça na Lotus para ter um rival menos perigoso no ano seguinte pois a Lotus é uma equipe pequena e Kimi, mesmo com uma equipe pequena está na frente dele no campeonato.

Como Kimi não se sujeita a jogos mentais de ninguém (vide sua reação a infantilidade de Vettel na Hungria) o que Fernando pode querer é apenas melar o contacto da RBR com Kimi forçando-o na direção da Lotus e forçar a Ferrari (que tem dois anos de contrato assinado e não vai liberar Alonso) a investir na melhora do carro ainda este ano.


Por isso acho este movimento do empresário do Alonso triste. Triste Fernando Alonso, Triste Alonso. Triste Teflonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.