terça-feira, 27 de novembro de 2012

As aposentadorias de Schumacher e Piquet.




Quando digo que não sou um fã cego de Piquet olham-me atravessado, injustamente. É com certeza o maior ídolo que tenho no automobilismo, principalmente por conta do amor que Piquet tinha/tem por carros, paixão que compartilho.

Creio que diz a favor da minha “não cegueira” o fato de não coloca-lo como o maior piloto de todos os tempos. Aliás, sempre fui crítico desta coisa de comparar épocas distintas, mas como é praticado sempre no mundo inteiro, me dou o direito de também o fazer. Na minha lista de maiores, o Senna está na frente dele. O Senna, de quem nunca fui fã. Acho que isto deve contar como isenção da idolatria no julgamento.

Sempre critiquei aqueles que diziam que o Schumacher era melhor que o Piquet e argumentavam dizendo que o alemão deu uma “surra” no Piquet quando foram companheiros de equipe. Primeiro porque era uma mentira, não houve surra nenhuma, talvez um calor, nas 6 corridas que estiveram juntos, Piquet chegou na frente do alemão quatro vezes contra duas do alemão. Piquet ainda alcançou um pódio enquanto os dois corriam juntos, o alemão não. Piquet fez mais pontos que o alemão enquanto corriam juntos. Piquet chegou nos pontos (na época até o sexto lugar) em quatro de seis, uma vez em cada de terceiro ao sexto. Schumacher chegou uma vez no quinto e duas vezes no sexto. Portanto o desempenho do Piquet foi inquestionavelmente superior. Naquele ano, 1991, Piquet conseguira vencer com a fraca Benetton e ainda subiu mais uma vez no pódio com um terceiro lugar, mas nem vou considerar isso porque foi antes do Schumacher chegar à F-1.  Para finalizar este duelo, uma informação a considerar. Piquet reconheceu que após o acidente de Ímola ficou um segundo mais lento.

Há um dito popular que diz: “Nada como um dia depois do outro”, vou estender o prazo para os anos. Nada como os anos após os outros.

O ano de 1991 foi o último do Piquet na F-1, numa equipe medíocre e no final teve os números que teve contra o alemão, 4x2 em corridas com um pódio. Vamos olhar o último ano de Schumacher, também em uma equipe medíocre contra o Rosberg.  Foram 20 corridas juntos.  Cada um chegou à frente do outro 10 vezes, porém Rosberg ganhou uma corrida e teve um segundo lugar contra apenas um terceiro lugar do Schumacher. Rosberg ficou a frente nos pontos e chegou neles (até o décimo lugar) em 10 oportunidades contra 8 do Schumacher.

Em relação ao Piquet os fãs de Schumacher podem usar todos os números que o alemão leva vantagem. Títulos, poles, pódiuns, etc. Mas não podem usar o tempo em que correram juntos, aliás não podiam em momento algum, mas agora ao fazerem isto estarão afirmando que Rosberg é melhor do que Schumacher.

Apenas para apimentar o post, vai a minha lista dos TOP 10 de todos os tempos:


1. Fangio
2. Senna
3. Clark
4. Piquet
5. Prost
6. Nuvolari (pré F-1)
7. Schumacher
8. Lauda
9. Brabham
10. Fittipaldi





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.