Sempre
me revoltou a maneira como as grandes montadoras internacionais tratam o consumidor
brasileiro de automóveis, como idiotas. Sempre justificaram a grande diferença
do preço do importado no Brasil e o importado no exterior culpando as taxas do
governo. Bem, as taxas continuam as mesmas, mas a elevação do dólar deixou claro
a ganância e enganação das grandes montadoras e concessionárias.
Vou
dar o exemplo do BMW i8 porque sempre desejei este carro, mas me sentiria um
idiota se um dia o comprasse no Brasil.
O
BMW i8 é um esportivo híbrido, talvez o carro mais lindo da atualidade, no
entanto sem muito luxo como o Mercedes S Coupé ou mesmo os modelos SL.
Vamos
aos fatos. No Brasil, no início deste ano, o BMW i8 custava 800 mil reais. Hoje,
custa o mesmo valor. No entanto, em janeiro o dólar estava em 2,60 reais e hoje
está em 3,50.
Nos
EUA, também importados, os BMW i8 custavam e ainda custam 136 mil dólares.
Vamos
as contas.
Em
janeiro: Nos EUA U$ 136.000,00 ou R$ 353.600,00, a diferença entre o Brasil e
EUA era de R$ 446.200,00.
Hoje:
Nos EUA U$ 136.000,00 ou R$ 476.000,00, a diferença entre o Brasil e EUA é de R$
324.000,00.
As
taxas de importação continuam as mesmas nos EUA (salvo engano) e no Brasil. Quer
dizer que as montadoras e concessionárias estão recebendo R$ 122.200,00 reais a
menos. Se podem agora, podiam antes, então porque não fizeram? Porque
consideram o consumidor brasileiro um trouxa. E tem toda a razão, o consumidor
brasileiro é mesmo um trouxa, ou não pagariam esta diferença toda seja no carro
importado, ou no carro “nacional” (de montadoras estrangeiras), também cobrado
com margens de lucro absurdamente grandes quando comparados aos lucros destas
mesmas empresas nos EUA ou Europa.
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