domingo, 23 de setembro de 2012

As "regras" do UFC




Ter um americano no comando do UFC, Dana White, se por um lado transformou o evento neste espetáculo rendoso e mundialmente assistido, por outro desviou o “sentido” do esporte impondo regras para se ter um domínio de lutadores americanos que sem estas regras não haveria.

Impuseram luvas, se alguém pensou que era para proteger os lutadores, enganou-se, foi para beneficiar os lutadores de boxe (e quem domina no boxe?). Se fosse para proteger teriam proibido cotoveladas. Mas cotoveladas são permitidas. E quem mostrou o efeito devastador de uma cotovelada? Engana-se quem pensou em Jon Jones. Mike Tyson nocauteou diversos lutadores através de cotoveladas, proibidas no boxe, mas como ele era um ídolo americano, os árbitros e as organizações fecharam os olhos para isso. Jon Jones deve ter visto muitas lutas do Mike Tyson quando pequeno.

As mãos livres seriam melhor aproveitadas por lutadores de artes marciais orientais.

Pontapés são apenas permitidos com adversários em pé. Por que? Lutadores de boxe sabem se proteger e combinado ao Wrestling  (outro esporte favorito dos americanos, popular e praticado em escolas) seria uma vantagem para quem defende, pois um chute significa um momento de perda de base, o que seria muito bem aproveitado pelos praticantes de wrestling.

Porque pontapé não vale com adversário caído? Porque a defesa de chutes na posição deitada é mais treinada nas artes orientais do que no wrestling e boxe, que não treina esta defesa.

Outra coisa, se o golpe da garra não pode ser aplicado por sua potencial fatalidade, a cotovelada, se atingir a traqueia ou o nariz em determinado ângulo pode também ser fatal, então, porque é permitida? Porque a cotovelada é um golpe facilitado pelo movimento do boxe e o que importa para os organizadores é o domínio dos americanos.

O Dana White, na entrevista coletiva, literalmente babando de orgulho, prevê que Jones será superior a Anderson Silva. Ora bolas, deve estar imensamente feliz, por ver um americano nesta posição já que modificou as regras para permitir que isso acontecesse.

Esclareço que não acho o Jon Jones um lutador “sujo” porque ele luta com as regras. Sujo é quem fez estas regras.

Quanto a luta de ontem, se realmente o Vítor Belfort afrouxou a chave de braço quando ouviu o braço do Jon Jones estalar, o Vítor Belfort não perdeu porque é uma “pessoa incrível” como disse Jon Jones após a luta. Perdeu porque é um lutador idiota, porque o golpe é válido pelas regras e seu adversário não o poupou do golpe válido da cotovelada. Pode até haver bravura na tolice e na consequente derrota, mas se a intenção é ter lutas de qualidade, lutadores idiotas não deveriam entrar no octógono.

Um comentário:

  1. Eu entendo que o Vitor nao quis quebrar o braco do Jones, mas ele deveria ter mantido a posicao. Afinal ele deveria ter testado o limite do Jones...

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.