sábado, 12 de julho de 2014

Os Melhores do Futebol.

Motivado por tanta besteira que ouvi sobre a história do futebol e seus ídolos nos programas esportivos durante a Copa e revoltado com a redivulgação da famigerada lista de Pelé dos 123 maiores jogadores, uma lista política de quem entendia tudo sobre o que fazer com a bola em campo, mas nada do que fazer com a boca fora dele. Resolvi fazer minha própria lista de 100 maiores. Uma lista que também é influenciada por opinião, como qualquer outra lista, mas que leva em consideração o que vi em Estádios, vídeos, transmissões e o que li em biografias e livros sobre o futebol.

Muitos vão se assustar com a ausência de Pelé no topo da Lista, mas aqui fui influenciado pelos meus mentores esportivos, pai e tio, que viram Friedenreich e Pelé jogarem e não terem a menor dúvida que Fried foi melhor do que Pelé.  Na lista de 100, como simplesmente ignorar a presença de Domingos da Guia, a quem Obdúlio Varela, capitão da Seleção Uruguaia de 1950, dizia ser o melhor de todos, já que conseguiu o feito de ser campeão no Brasil, Uruguai e Argentina?

E assim fiz uma lista de cem jogadores. Os primeiros vinte ranqueei. Os outros oitenta coloquei em ordem alfabética. Estou colocando informações sobre eles, mas ainda não completei. O ranking dos 20 já está pronta. É esta aí de baixo:

(PS. Djalma Ramos leia-se Djalma Santos)
E daqui a 70 anos, quando todos estivermos em outro plano, pedirei a Deus para colocar este time em campo e assisti-lo jogar, com lágrimas nos olhos, ao lado de meu pai e meu tio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.