sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A diferença entre o ser e o parecer.


As primeiras semanas de um Reality show são as mais perigosas para os participantes porque ainda não solidificaram os seus personagens. Neste momento o ser ainda interfere no parecer, mas é passageiro. Depois de certo tempo, o parecer assume e o ser desaparece. Todos passam a serem personagens. Somem os indivíduos por trás das máscaras que se incorporam aos rostos, tornando-se os próprios rostos. Para alguns de forma bem natural, para outros tão artificialmente que parecem bonecos de pano com cabeças de porcelana.

Muitas coisas podem mudar, a maioria dos personagens tenta permanecer com uma coerência roteirizada, mas não internalizada. Enquanto outros, por demanda do seu próprio roteiro ou dos produtores, tornam-se incoerentes como tática de angariar a simpatia popular.

É um jogo de conquista, aonde os participantes geralmente não tem nada a perder, se tem, comete uma tolice ao entrar no programa. O participante TEM QUE conquistar a audiência mais do que tudo, mas se conquistar os rivais do jogo também conta, afinal este jogo é perigoso e necessita da sutileza de construir uma imagem para o público e desconstruir a imagem de seus rivais.

Não me espantou a saída de Bambam, cuja esperteza (ou posso estar enganado e foi pura sorte) já tinha sido revelada na criação da Maria Eugênia no primeiro BBB. O que me faz acreditar na tese da esperteza do Bambam é que consta pelas informações da mídia (por sua vez sempre pouco confiáveis) que ele não torrou o seu prêmio, muito pelo contrário, multiplicou com investimentos, de maneira a possibilitar uma vida confortável. Construiu outra imagem fora do jogo e com ela ganha alguns trocados como “arroz de festa”. Espantou-me o fato dele ter aceitado entrar no jogo. De todos era o único que só tinha a perder.

Como jogo de desconstrução, Bambam, como todos os outros, têm em seus rivais potenciais demolidores de imagem. Algo que pode ser superado apenas com um apoio popular maciço como teve o Dourado no BBB10. Dourado foi vítima desta “desconstrução” a todo o momento. A exceção de Tessália, todos tentaram agredir a “imagem” do Dourado, até mesmo Kadu em seu silêncio cúmplice as acusações de Eliéser, ou da Lya que levantou dúvidas em relação a Dourado no paredão da Cacau. Mas com o apoio popular Dourado venceu a todos. Bambam não teria este apoio no BBB13, Bambam estava consciente disso. Bambam conversou com muitos, até criticou o Dhomini abertamente, falando exatamente da imagem. Bambam sabe o quanto a imagem é importante. Ele ganhou dinheiro com a imagem para saber exatamente o valor dela. Não poderia correr o risco de ter a sua imagem “desconstruída” e por isso desistiu do programa e com isso o parecer fez a sua primeira vítima.

Já escrevi no twitter que a maior falsidade do BBB dá-se no momento da saída com a afirmação de terem sido na casa o que realmente são. Mentira. E na casa aonde ninguém é o que parece, o parecer vai fazendo suas vítimas. A primeira, Bambam, por desejar conservar a imagem construída no BBB1 e anos seguintes. As próximas se darão ou porque o “Parecer” não convenceu, ou não agradou.  

2 comentários:

  1. Com certeza mais uma vez vc falou tudo comecei ver agora não tenho um como meu favorito ainda, mas gosto do Marcelo não sei se vou continuar depende daqui pra frente as atitudes dele e um jogo mas gosto de ver jogo limpo! beijão .

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.