sábado, 5 de maio de 2012

Galeria de Ídolos – Leila Diniz.



Já tinha decidido que o próximo ídolo da galeria seria uma mulher. Fiquei em dúvida se seria a cientista Marie Curie, uma das duas únicas santas que tinha conhecimento, não pelos milagres que fizeram na morte, mas pelos milagres que fizeram na vida, Irmã Dulce ou Madre Tereza. Ou seria Leila Diniz.

Decidi por ser Leila Diniz (1945-1972) porque soube dela antes de saber das demais e principalmente por ser minha primeira paixão impossível.

O que escrever então? Decidi fugir ao tradicional perfil dos retratados da galeria. Leila foi tudo na vida, menos tradicional.

Ao fim, Leila foi uma comunhão de gestos e palavras, que incluíam muitos palavrões, culminando no significado de uma palavra que definia Leila. Mesmo diante da impossibilidade de uma única palavra representar toda a complexidade de um ser humano, esta palavra é capaz de resumir a vida de Leila. A palavra é Liberdade.

Minha paixão por Leila sempre foi e continua sendo muito intensa, tão intensa que o simples fato de pensar em palavras para homenageá-la me emociona. Então resumirei esta homenagem na descrição de um gesto, do anjo Leila, tão plena de gestos e palavras.

Muitos disseram que ao mostrar a barriga grávida Leila levantou a bandeira do feminismo. Não concordo. Ao mostrar a linda barriga grávida Leila pintou com a beleza digna de uma obra de Renoir, o esplendor da maternidade.

Um comentário:

  1. Boa noite,Titus!
    De fato,Ela quebrou Tabus...foi tão Criticada e Invejada por uma Sociedade da época bem hipócrita e que continua bem atual...
    Concordo com Você...que lindo ver barrigunha de Mulher Grávida!
    Ser Mãe é um projeto Nobre e Encantador!
    Abraço

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.