quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Resposta de um baiano.

Para começo de conversa, quem me lê no Twitter sabe que sou anti-PT e crítico feroz da corrupção atual e também da anterior ao PT. Tinha até elogiado o site O Antagonista, mesmo reconhecendo não concordar com algumas de suas conclusões. Elogiava porque o site abordava na mídia da Internet o que as mídias escritas e televisada se recusam a abordar com a atenção e crítica necessária.

No entanto, ao ler dois posts absurdamente incorretos do site O Antagonista não posso deixar de responder e esclarecer algo que parece desapercebido pelos “pretensos” intelectuais do site.

Primeiro Post:



Uma associação infeliz e imprecisa da corrupção brasileira com o estado da Bahia.

Se Jacques Wagner e José Sérgio Gabrielli infelizmente são baianos, Dilma é mineira-gaúcha, Lula é pernambucano-paulista, FHC é carioca-paulista, Collor é carioca-alagoano e Sarney é maranhense.

Sobre a naturalidade dos citados na Lava-Jato:
A senadora Gleisi Hoffman é paranaense como Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, André Vargas e o marido da senadora, Paulo Bernardo, é paulista assim como são paulistas: Humberto Costa, Aloysio Nunes, Mercadante, José Mentor, Aline Correa (nat.PE), João Vaccari Neto, Antônio Palocci, José Dirceu (nat. MG).

Lindbergh Farias é de naturalidade paraibana mas elegeu-se Senador pelo Rio De Janeiro, cidade que ele defende e que o adotou, logo é carioca assim como Pedro Barusco (se não natural, também adotou o Rio), Pedro Correa e Sérgio Cabral Filho.

Sobre as empresas, tem mais empresas paulistas citadas na Lava-Jato do que baianas. E se OAS e Odebrecht são as principais, isso acontece pelo fato de serem as maiores empresas da construção civil, e já eram as maiores antes do governo PT.

Então porque o site O Antagonista não fez um Post “O que é que o paulista tem? ” Ou o carioca? Ou o paranaense? Porque os antagonistas Diogo Mainardi e Mário Sabino são paulistas?

O fato da mídia chamar Fernando Soares de Fernando Baiano sendo ele um alagoano já mostra o racismo presente na grande mídia, racismo compartilhado pelo site O Antagonista nestes dois infames posts.

O segundo post:

Uma tentativa beócia de justificar-se dizendo-se não racistas. Uma decepção que os autos ditos cultos desconheçam o fato do poeta Gregório de Matos, o Boca do Inferno, ser escravagista e frequentemente em seus poemas ofendia não apenas aos poderosos (pelo que é famoso) mas principalmente ao povo baiano, ao qual atacava com todas as formas de preconceito.

Se é para usar baianos na argumentação, eu prefiro ficar com o ilustre Rui Barbosa cuja sabedoria seria bem aplicada aos dias de hoje.

Sobre a situação política atual, mesmo sem tê-la vivido, Rui Barbosa poderia ser citado: “A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade e a estima pela vida”.

E para terminar, uma suposição:


Um comentário:

  1. Titus eu entendo o que vc fala, pois exatamente por causa dos maus políticos falam de Brasília. Existe uma diferença entre Brasília, a cidade para Brasília a política, mas depois de tanta corrupção colocaram as duas no mesmo barco.
    Eu ignoro, às vezes pois entendo o grau de indignação dos brasileiros. O Antagonista pública muitas notícias interessantes e eu excluo o que não me chama a atenção. No jornalismo, e do jeito que a coisa está, é preciso "separar o joio do trigo". Abraços

    ResponderExcluir

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.