domingo, 16 de agosto de 2015

Foro privilegiado deprime.

                         Apenas um sonho

São 15 horas e ainda não dá para saber como serão as manifestações em São Paulo. Mas não importa. As manifestações deveriam ter sido gigantescas no país inteiro, mas não foi.
Antes que o PT se sinta vitorioso e MINTA que o menor número comparado às manifestações anteriores se deve a uma maior compreensão das “boas intenções” do governo respondo que as pesquisas que indicam a aprovação do governo de apenas 7% não permitem que esta mentira seja propagada.
Então, por que as manifestações foram menores?
Estive presente e conversei com manifestantes e pude entender a razão. Os manifestantes estão apoiando e satisfeitos com a atuação do juiz Sérgio Moro, mas percebem que até o momento, decorrido muito tempo de investigação, apenas operadores e empresários foram presos e julgados. Os políticos ainda estão livres. Entendem que isso se dá pela razão dos políticos estarem longe do alcance de Sérgio Moro, protegidos pelo “foro privilegiado” no STF. Mas ainda assim sentem-se insatisfeitos pela morosidade da justiça em chegar aos políticos e isso DEPRIME os manifestantes e reduzem as esperanças e expectativas de que a “justiça” será servida ao povo brasileiro.
A possível presença do ministro Dias Toffoli nas conduções do julgamento de políticos do Petrolão no STF será, no que pude observar, o maior golpe nas esperanças de que finalmente a justiça atinja aos políticos corruptos. Nem todos os manifestantes sabem quem é o Toffoli, mas quem sabe, sabe que ele foi advogado do PT, sabe que ele É amigo do Lula, sabe que ele foi presidente do TSE quando o TSE não considerou, sem justificativas coerentes, uma auditoria em urnas Dilma 100%, quando no mundo inteiro, se sabe, que em votação secreta, 100% é indício de fraude, portanto, mesmo que não tenha sido fraude (matematicamente é improvável que não seja), deveria ter sido investigada.
Os manifestantes com quem conversei, estão decepcionados com a lerdeza do STF em julgar os políticos e estão com a desanimadora e deprimente expectativa de que o STF aparelhado pelo PT suavize suas penas COMO FIZERAM no mensalão.
“Foro privilegiado” é hoje sinônimo de “salvo-conduto”. Salvo-conduto para que os políticos permaneçam intocáveis. Salvo-conduto para que a corrupção termine por corroer toda a infraestrutura deste país gigantesco.
Senti nos manifestantes este sentimento depressivo. Compareceram apesar desta depressão, no entanto, acho que tantos quanto os que foram, muitos não foram por acharem que não adianta nada, que o STF vai deixar seus “amigos” livres.
Resumindo, pelo significado das palavras:
Foro privilegiado é sinônimo de Salvo-conduto.
Salvo-conduto dos corruptos leva a depressão brasileiros honestos.
Foro privilegiado dos políticos corruptos acontece no STF, logo STF é onde o salvo-conduto é expedido.
STF leva a depressão brasileiros honestos.

Cabe então ao STF reverter esta expectativa negativa do brasileiro em relação a própria instituição. Não precisa atropelar nada, basta dar celeridade e conscientizar os colegas de toga que medidas tomadas apenas para retardar o processo não serão bem vistas pela sociedade. Agirem estando cientes de que todos os poderes estão a serviço do povo, pelo povo e para o povo. Que democracia não é apenas uma palavra, é um espírito no qual a sensação de injustiça não traz benefício algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.