sábado, 17 de agosto de 2013

Parabéns Tri-campeão.


Nelson Piquet completou hoje 61 anos. Em termos de saber viver, talvez perca apenas para Errol Flynn, sobre quem já escrevi aqui.  Em termos de direção de bólidos, não perde para ninguém. Ayrton Senna foi sem dúvidas o mais veloz de todos, mas o mais técnico, de todos os que existiram, em minha opinião foi o Piquet.  

Tenho 3 ídolos no automobilismo, todos velozes e técnicos, Fangio, Clark e Piquet. Mas o dois primeiros e acredito nenhum outro piloto de F-1 tinha o conhecimento sobre a mecânica desses bólidos que o Piquet possuía. Uma vez perguntado se por conta dos seus conhecimentos técnicos ele se daria muito bem na F-1 de hoje, com sua franqueza característica Piquet respondeu que os conhecimentos dele talvez fossem inúteis hoje em dia porque os computadores informam tudo aos engenheiros e aos pilotos, mas que certamente seria muito útil na era anterior a ele.

Eu era muito menino quando Fittipaldi ganhou os títulos dele. Torcia por Emerson, mas não o tinha como ídolo. Mas como adolescente-adulto jovem, já com algum conhecimento sobre automóveis e apaixonado pelo automobilismo, nada mais natural que desenvolver uma idolatria pelo piloto-mecânico Piquet. 

Vibrei em cada um dos seus títulos, o de 81, no ano seguinte em que o precursor de Schumacher o jogou na parede do circuito para garantir um destes títulos conseguido na pura vigarice que desonra o esporte. Alan Jones tem um título desonesto, assim como Schumacher sobre Damon Hill e Alain Prost sobre Senna.

Em 1983, vibrei com um título vencido na estratégia  montada pelo auxiliar de engenheiro Piquet com o seu engenheiro Gordon Murray, mas o título mas emocionante foi o de 1987, conseguido contra um companheiro de equipe talentoso, Mansell, contra a própria equipe inglesa Williams que favorecia ao piloto inglês e principalmente contra Patrick Head, homem sem palavra, que prometeu a Piquet lhe dar o carro com suspensão ativa se ele o desenvolvesse e simplesmente retirou o carro do Piquet ao ver que o brasileiro levaria imensa vantagem sobre Mansell. Detalhe: Mansell foi o primeiro piloto escolhido pela equipe para desenvolver a suspensão ativa, mas se assustou com uma quebra da suspensão durante um teste e desistiu de desenvolvê-la.

Por tantas alegrias que me proporcionou é que desejo a Nelson Piquet que ele continue a aproveitar bem a vida como sempre fez. 

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