terça-feira, 12 de junho de 2012

Galeria de Ídolos – Nadal.




Ele não é o meu ídolo pelas sete conquistas de Roland Garros. Nem por ter 11 títulos de Grand Slam. Nem por possuir o Career Grand Slam (ser campeão dos 4 maiores torneios) ou até mesmo ser campeão olímpico. Enfim, não é meu ídolo por suas vitórias e sim por suas derrotas.

De todos os atletas que vi em todos os esportes, Nadal é aquele que mais aprende com as suas derrotas, aquele que estuda o que o levou a perder para tornar a vencer.

Nadal é meu ídolo simplesmente por que “estuda” o seu esporte como ninguém. Só outro atleta estuda tanto quanto ele, Peyton Manning, quarterback do futebol americano. Não vejo, ou apenas não sei, de outro.

Nadal é meu ídolo por ser um estudioso da ciência tênis que vem acumulando pós-graduação em todos os tipos de piso. Ele sabe que para manter-se a frente da ciência é preciso estudar sempre. Vence cada dificuldade surgida com mais um pós-doc.

Não vou escrever aqui sobre as qualidades do ser humano Rafael Nadal, como humildade e etc. Vou me restringir à área esportiva. E nesta área só tem uma coisa a ser dita:

Nadal é um gênio (no sentido de atleta pensante) do esporte, hoje, com certeza, o maior deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.